sexta-feira, 2 de dezembro de 2011


Ser Maçom é ser amante da Virtude, da Sabedoria, da Justiça e da Humanidade.
Ser Maçom é ser amigo dos pobres e desgraçados, dos que sofrem, dos que choram, dos que têm fome e sede de Justiça e propor como única norma de conduta o bem de todos e o seu progresso e engrandecimentos.
Ser Maçom é querer a harmonia das famílias, a concórdia dos povos e a paz do gênero humano.
Ser Maçom é derramar por todas as partes os esplendores divinos da instrução, educar a inteligência para o bem, conceber os mais belos ideais do Direito, da moralidade e do amor e pratica-los.
Ser Maçom é levar à pratica aquele formosíssimo preceito de todos os lugares e de todos os séculos, que diz, com infinita ternura aos seres humanos, indistintamente, do alto de uma Cruz e com os braços abertos ao mundo: "Amai-vos uns aos outros, formai uma única família, sede todos irmãos" !
Ser Maçom é olvidar ofensas que se nos fazem, ser bom, até mesmo para com nossos adversários e inimigos, não odiar a ninguém, praticar a Virtude constantemente, pagar o mal com o bem. Isto é ser Maçom.
Ser Maçon é Amar a luz e aborrecer as trevas; ser amigo da Ciência e combater a ignorância, render culto a Razão e a Sabedoria. Isto é ser Maçon.
Ser Maçom é praticar a Tolerância, exercer a Caridade, sem distinção de raças, crenças ou opiniões, lutar contra a hipocrisia e o fanatismo. Isto é ser Maçom.
Ser Maçom é realizar, enfim, o sonho áureo da Fraternidade universal entre todos os homens. Isto é ser Maçom
Tenho perguntado a mim mesmo... Será que eu estou sendo um bom Maçom?. Não sei... mas tenho me esforçado e muito, pois o maior inimigo meu, sou eu mesmo, meu ego, minha vaidade, minhas falhas, minhas frustrações, meus erros e minhas falhas. Reflito, analiso e devo abaixar minha cabeça  e humildemente pedir perdão e agradecer ao G.’.A.’.D.’.U.’., a oportunidade e tentar consertar meus erros e seguir a trilha da Arte Real.

Ir.’. Denílson Forato-MI