13/08/2011
às 14:00 \ Vasto MundoEstarrecedor, não perca: o tamanho da dívida dos Estados Unidos, mostrado em pilhas gigantescas de notas de 100 dólares
Amigos, é impressionante e altamente revelador da gravidade da situação o conjunto de infográficos mostrando, quase fisicamente, o tamanho colossal da dívida pública dos Estados Unidos montado pelo economista, e administrador de empresas e consultor Denilson Forato, de Santo André (SP).
Colaboração preciosa do leitor e amigo do blog José Carlos Bolognese. Mantenho o texto de Forato, tal como escreveu quando montou os infográficos com base em datos e imagens do siteusdebt.kleptocracy.us e outros que menciona.
Confira:
Vai abaixo um infográfico para tentar te ajudar a entender e visualizar o tamanho da encrenca. Não tenha dúvida, meu caro amigo, minha cara amiga: não é porque vivemos no país do PAC, do Bolsa-Família, da prosperidade Antonio Palocciana… Se os EUA dançam, o mundo inteiro vai atrás deles até o fundo do buraco. Nunca antes na história deste planeta valeu tanto aquela expressão… No mundo globalizado com economia on-line, estamos todos no mesmo barco.
Agora, vamos enxergar o tamanho do buraco dos nossos irmãos do norte através de um infográfico criado pelo WFTnoway com dados doUS Debt Clock, o reloginho que marca em tempo real o tamanho da dívida do estado norte-americano.
100 dólares: a nota de dinheiro mais conhecida do mundo.
10 mil dólares: grana suficiente para torrar numas férias caprichadas ou num carro usado. É o valor médio equivalente a um ano de trabalho de um cidadão no planeta Terra
1 milhão de dólares: prêmio de reality show brasileiro. É o valor equivalente a cerca de 92 anos de trabalho de um humano médio no planeta Terra.
100 milhões de dólares: opa, já dá para arrumar a vida de qualquer bom gastador. Ladrão que botar a mão numa bolada dessa já vai precisar de uma empilhadeira para levar o tutu para casa.
1 bilhão de dólares, agora a coisa ficou séria. Brincadeira de cachorro grande, o clube do bilhão é só para pesos pesados.
1 trilhão de dólares: Se você gastasse 1 milhão de dólares diários desde o dia 1 do ano em que Jesus nasceu, não teria gasto até hoje a soma de 1 trilhão de dólares, mas “apenas” cerca de 700 bilhões.
Quando o governo dos EUA reconhece um déficit de 1,7 trilhão de dólares, isto representa apenas o valor que ele tomou emprestado em 2010 para manter a máquina do Estado em movimento.
Se o governo americano não resolver o déficit, a dívida alcançará 15 trilhões de dólares até o Natal deste ano, 2011. Estoura o teto máximo permitido por lei, hoje fixado em 14,3 trilhões. Um volume capaz de assustar a Estátua da Liberdade.
115,5 trilhões de dólares é o endividamento dos EUA sem lastro, que fica a descoberto, sem garantias. Representa o valor necessário para o país financiar previdência social, serviços médicos e remédios, seguro-desemprego, despesas militares e pensões para os civis… Enquanto isso, eles continuam acelerando nos gastos. Só a guerrinha no Afeganistão custa a bagatela de 2 bilhõezinhos de dólares por semana!
Tags: bilhão de dólares, campo de futebol, despesas militares, dívida pública americana, Estado, Estátua da Liberdade, máquina estatal, milhão de dólares,pensões, previdência social, seguro-desemprego, serviços médicos, trilhão de dólares