Muitas vezes você tem a melhor das intenções e os outros acham que está sendo metido, grosseiro, insensível ou irônico. O contrário também ocorre. Às vezes você precisa ser mais duro, assertivo e direto e os outros não te levam a sério. Querer transmitir uma ideia e ser lido de outra forma – totalmente diferente – pode atrapalhar muito as relações pessoais e profissionais. Por que isto ocorre?
A busca por esta resposta levou o consultor empresarial , Denilson Forato , a criar um estudo inédito. Através de analisar a maneira de agir, de vestir e a comunicação das pessoas, conseguiu traçar perfis de imagens que podem responder esta questão.
Cada imagem transmite certas mensagens. Ao conhecer cada um destes oito reflexos, você verá características que a sua imagem pode estar transmitindo e de que forma você pode estar sendo “lido” pelos outros. Você aprenderá a fortalecer seus pontos fortes e suavizar seus pontos fracos, através da imagem pessoal.
A primeira impressão por nós transmitida quando encontramos alguém pela pri- meira vez é formada nos primeiros 30 segundos, antes mesmo de sorrir ou dizer olá, o outro já tirou suas próprias conclusões de quem somos baseados na nossa aparência e o impacto que ela causa através do nosso jeito de vestir, andar, falar e agir.
E a sua imagem? O que diz sobre você?
Sabia que as Palavras são apenas 7% da nossa comunicação?
55 % expressões faciais, posições e movimentos corporais.
38% qualidade, entonação, volume e velocidade da voz.
7% conteúdo do discurso – variações sutis na formulação de frases que revelam significados ocultos no que é dito.
Por isso, o estilo e imagem pessoal são poderosas ferramentas de comunicação não verbal (aparência, comportamento e maneira de falar), devido sua influência na maneira como você é percebido, as mensagens que deseja transmitir e determinam a forma como os outros respondem a você.
Sua imagem Seu estilo declara quem você é, sua personalidade, crenças, preferências, objetivos, desejos e estilo de vida.
Uma imagem positiva é aquela que leve em consideração a percepção das pessoas que você interage, os ambientes em que está inserido ou o que você quer se inserir ou que precisa dizer.
Para transmitir a mensagem correta, é preciso conhecer a linguagem das roupas, para ser um complemento (moldura) das suas habilidades pessoais e profissionais, assim construir a imagem que o melhor representa quem é no dia a dia.
As roupas, cores e acessórios carregam símbolos e por serem comuns a todos, eles são interpretados, ainda que inconscientemente, pelas pessoas com as quais interagimos.
Você deve se vestir não do modo como se sente, mas do modo como quer se sentir. Quais roupas a fazem sentir uma pessoa Poderosa? Autentica? Sexy? Confiante? No controle? Bem sucedida? Adequada? Confortável? Moderna? Chamar Atenção? As roupas que você escolhe estão enviando mensagens àqueles à sua volta, mas também a você mesmo.
E se a imagem vale mais do que mil palavras, o que vestir no dia a dia pode ser uma ferramenta a mais a seu favor.
Portanto, quando transmiti uma imagem adequada as pessoas se sentem muito mais à vontade ao seu redor, tornando mais fácil o processo de integração e formação de vínculos, pois todos buscam seus pares afins.
Já que a sua imagem pessoal “fala” sobre você, trabalhe para que ela fale bem!