terça-feira, 8 de abril de 2014

Temos que reinventar a administração



Na década de 80 a Bel prato era líder de um dos mais importantes nichos do mercado carioca do setor de alimentos. Em 1986, há pouco mais de 12 anos, a Mesbla foi escolhida pela revista Exame como a melhor empresa do Brasil. Em 1990,a comunidade empresarial brasileira elegeu José Eduardo Andrade Vieira, Mamede Paes Mendonça e Olacyr de Moraes entre suas cinco mais importantes lideranças.

Até meados do primeiro qüinqüênio da década de noventa, Metal Leve, Cofap, Brinquedos Estrelas e Banco Nacional eram considerados símbolos de excelência. Os grupos Itamaraty, Fragoso Pires e Arbi eram, então, reconhecidos também como ícones do verdadeiro empreendedorismo do século XXI. O que estas empresas e empresários têm em comum? Além da óbvia dificuldade financeira que todos conhecem, elas eram geridas por pessoas capazes que usavam as mais modernas técnicas da gestão contemporânea.

Planejamento Estratégico, Qualidade Total, Reengenharia, Kaizen, Treinamento e Desenvolvimento, Encantamento do Cliente, Valorização de seus Funcionários, Benchmarking, enfim, tudo que o dicionário das ações da modernidade exigia fazer. Ninguém pensava negativo, nem muito menos queria quebrar.


Algumas das principais empresas de consultoria do Brasil e do mundo eram contratadas para dar suporte às suas decisões. Longe de jogá-los na fogueira perversa da crítica, devemos usar seus exemplos como lições de aprendizado para, acima de tudo, aprendermos a desaprender e criar as bases de uma nova ciência da administração. Sem a menor pretensão de cobrir, mesmo uma pequena parte do que deve ser repensado, entendo que alguns movimentos a seguir apresentados e sumariamente analisados (sob a forma de efeitos) moldarão a gestão das empresas nesta entrada de um novo milênio:

1. Efeito Barings - "Dê toda atenção ao improvável" - Um jovem de trinta anos, Nick Leeson, acumulando operação e controle, transforma em pó uma instituição financeira de 200 anos em apenas 6 meses. Nesta mesma linha, uma muzzarela mal comprada abala o Makro e a inadimplência de cheques faz as Lojas Americanas tremerem.

2. Efeito Bill Gates - "Tenha humildade para mudar sempre" - Quando ele percebeu sua miopia, em relação ao fenômeno da Internet, não fez posição em cima da maior fortuna do mundo, deitando-se nos louros do que já passou. Apesar dos seus 40 bilhões de dólares, teve humildade para saber que as causas da vitória do futuro são cada vez mais diferentes das causas da vitória do passado. Flexibilidade permanente, mudança contínua e adequação, farão parte do dicionário da empresa bem sucedida nesses próximos anos.

3. Efeito Arriortua - "Produzir será uma tarefa cada vez mais automática" - O processo modular de fabricação, com intensa participação dos fornecedores, também usado de forma análoga pela Wal Mart, transformará a empresa em uma grande central de coordenação de atividades com conseqüências brutais sobre os níveis de produtividade, competitividade e hiperprodução.

4. Efeito Amway - "A estrutura do emprego será cada vez mais diferente" - Em 2010, apenas 10% / 20% das pessoas ligadas a um processo de negócio terão sua carteira de trabalho assinada dentro dos moldes tradicionais. Amway, Avon e Tupperware já são provas vivas, no presente, desta realidade do futuro.

5. Efeito SAP - "Sistemas telemáticos prontos serão os responsáveis sobre a completa administração dos negócios" - Macrosoftwares mudarão integralmente a burocracia e a mentalidade da gestão vigente. Haverá uma nova forma de comandar organizações.