Competência técnica é tudo que um profissional precisa ter? Boa parte das empresas discorda disso. É claro que sempre se procura alguém qualificado, mas pessoas que tenham um comportamento adequado no ambiente de trabalho ganham muitos pontos.
O perfil de um profissional colaborativo, que seja fácil de lidar, tenha um bom relacionamento com a equipe e pense no bem da empresa agrega valor a longo prazo. Mesmo que não seja brilhante tecnicamente, suas ações no ambiente de trabalho o fazem valer mais do que alguém muito capacitado, mas que possa atrapalhar por conta de sua personalidade.
Alguém que tenha um comportamento inadequado no trabalho pode trazer diversos prejuízos à empresa, como desmotivar seus companheiros, provocar tensões que prejudiquem o andamento do trabalho e até causar a saída de companheiros.
Por outro lado, aquele que está sempre disposto a ajudar, veste a camisa e representa algo benéfico no meio de trabalho, pode crescer dentro da empresa. Muitos executivos que ocupam altos cargos atualmente não eram os melhores de suas áreas, mas chegaram longe por sua humildade, espírito colaborativo e vontade de crescer.
Tenho dito a vários executivos, competência técnica pode ser os 20% e a política, bom relacionamento e inteligência emocional são os 80%.
Denilson Forato - Consultor e espec. em Gestão Empresarial.