quarta-feira, 20 de agosto de 2014

É hora para arrumar a casa




"As pegadas na areia do tempo
não são deixadas por pessoas sentadas."

(A. C. Lee)


A Copa de 2014 acabou.O país parou – é uma constatação. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a taxa média de ocupação de assentos em voos nas cidades-sede é de apenas 37,5%. As próprias companhias aéreas estimam uma redução de 15% no movimento face ao mesmo período no ano passado, em virtude da queda nas viagens de negócios.

Caminhe por um shopping center e seguramente você encontrará grande movimento apenas nas praças de alimentação. Observe a visitação ao site de sua empresa, contabilize o número de chamadas telefônicas, de solicitações de orçamentos e de e-mails trocados. Tente agendar visitas aos seus clientes...

Feriados em datas comemorativas, feriados municipais, feriados decretados em dias de jogos. Durante 30 dias teremos algo muito similar ao que vivenciamos anualmente durante quatro ou cinco dias de Carnaval.

Diante destes fatos, este é um momento oportuno para você, com iniciativa e assertividade, “colocar ordem em sua casa”. E sob as mais variadas dimensões.

Para as empresas, ocasião para revisar o planejamento estratégico – ou estruturá-lo, caso não tenha sido feito –, avaliando os resultados deste primeiro semestre e corrigindo rotas. Vale ressaltar que teremos um ano com inflação em alta e crescimento pífio, com um cenário ainda mais difícil para 2015, pois o próximo governo, qualquer seja o eleito, terá que promover ajustes e lidar com tarifas públicas e preços controlados que estão com reajustes represados.

Para os profissionais, hora de repensar a carreira. Refletir sobre seu propósito de vida e analisá-lo em relação à cultura corporativa da companhia em que se está. Aproveitar para fazer cursos de aprimoramento, reduzir gaps, fortalecer competências.

Aos estudantes de ensino médio, tempo de tirar o atraso nas leituras e iniciar o quanto antes uma pesquisa criteriosa sobre as possibilidades de atuação profissional a partir da identificação de sua vocação.

Finalmente, às famílias, período para ajustes e reformas na casa, mas fundamentalmente para o lazer: viajar, passear, ir ao cinema e ao teatro. Tempo para confraternização e socialização, resgatando a convivência com parentes e amigos, valorizando a descontração, o ócio e a alegria de viver.