Após um período grave de recessão no país, o mercado imobiliário volta a aquecer em 2019. Os sinais de recuperação são sólidos, mas mesmo dentro desse cenário, há alguns pontos que identificam uma boa oportunidade na compra de um imóvel.
Veja agora como fazer um negócio ainda melhor do que você esperava e como as informações certas influenciam no seu investimento.
1 – Preço é importante! Mas não é o único fator para uma boa oportunidade na compra de um imóvel.
É normal pensar logo em um preço bom quando se fala e boa oportunidade na compra de imóvel. Claro que comprar mais por menos é o ideal de qualquer consumidor. Mas é preciso prestar atenção se o valor realmente está atrativo. E para isso só tem um jeito: ficar por dentro do mercado imobiliário.
Mesmo que você tenha gostado muito de um apartamento ou casa e caiba até com folga no seu bolso, pesquise outros imóveis do mesmo padrão, no mesmo local e com as mesmas características. Visite, converse com o corretor, mude de imobiliária, faça comparações. Só assim você vai conseguir identificar se o preço realmente significa uma boa oportunidade na compra de um imóvel.
2 – Avalie suas necessidades reais
Faça uma avaliação honesta das suas necessidades em relação ao imóvel. O que você realmente precisa: o número de quartos e cômodos, área de lazer, serviços. Para que aquele imóvel se destina? Moradia, veraneio, aluguel? O local corresponde às suas expectativas? Estabeleça o que é prioridade e não se deixe levar pela empolgação.
3 – Quais as condições de pagamento
Uma boa oportunidade na compra de um imóvel também está relacionada às condições de pagamento. Elas se encaixam no seu perfil? O imóvel pode ser financiado se você não tiver o valor para pagar à vista? Verifique se ele corresponde a todas as exigências das instituições financeiras para que possa ser financiado.
Enquanto isso, continue procurando. Você pode encontrar condições que se encaixam ainda melhor no seu perfil – como entrada facilitada e juros mais baixos em alguns financiamentos do governo – com um imóvel que atende a todas as suas necessidades.
4 – Análise o crescimento e possível valorização da região
Você estará comprando um imóvel, mas não vai se casar com ele.
Então pense no futuro: qual será o retorno do seu investimento se quiser ou precisar vendê-lo? Como está a região hoje e quais os projetos da Prefeitura para o futuro, há melhorias e benfeitorias planejadas? Como é o comércio local, há projetos de shoppings ou hospitais? Fica próximo à praia, região que geralmente é mais valorizada e oferece oportunidades de aluguel para temporada? A valorização do imóvel de acordo com a região é sempre um diferencial para encontrar uma boa oportunidade na compra de um imóvel.
5 – Quais os custos da documentação e da transação em geral
Os custos da documentação e de toda a transação merecem atenção especial. As despesas com impostos, taxas e documentos cartoriais variam de um estado para o outro, mas podem chegar a até 6% do valor do imóvel. Se esse valor não estiver previsto, você pode ter surpresas desagradáveis e até inviabilizar o negócio. O melhor caminho, então, é conversar com um corretor de imóveis e ter toda a orientação de um profissional.
6 – Pense no futuro próximo
Ninguém tem bola de cristal, mas alguns caminhos da vida podem ser previstos com maior assertividade. Procure imaginar, por exemplo, como estará sua família daqui 5 anos: as crianças precisarão de quartos individuais, a família vai crescer, seus pais ou sogros poderão ir morar junto? Analise bem o imóvel em questão para ver se ele realmente corresponderá às suas necessidades ou se provavelmente terá que fazer obras ou se mudar para um espaço maior.
7 – Não tenha medo de perguntar
A informação é a alma do negócio e só através dela você poderá saber se aquela é ou não uma boa oportunidade na compra de um imóvel. Então deixe a arrogância de lado e não tenha medo nem vergonha de perguntar. Uma boa dica, no entanto, é evitar os ambientes formais de trabalho, onde as pessoas são mais cuidadosas ao compartilhar informações.
Dessa forma, marque com o corretor ou vendedor em um restaurante próximo, onde o clima neutro e mais informal deixará ambos mais relaxados. Assim as informações fluem mais normalmente e ficará mais fácil identificar realmente uma boa oportunidade na compra de um imóvel.
E você, como identifica uma boa oportunidade na compra de um imóvel: Tem alguma dica para a gente? Compartilhe comigo seus comentários!
Denilson Forato - Corretor/Consultor/Perito Judicial