Ar condicionado já foi artigo de luxo, hoje é sinônimo de qualidade de vida e conforto térmico, seja nos dias quentes ou no inverno rigoroso. Estima-se que entre 15% e 18% das residências brasileiras tenham ar condicionado. Parece pouco, mas esse índice subiu nos últimos anos e a tendência é que ele aumente ainda mais. Os ar condicionados splits do tipo Hi-Wall devem liderar esse crescimento.
O barateamento dos splits somado à evolução dos seus sistemas são alguns dos motivos que fizeram esses aparelhos caírem no gosto dos brasileiros. No ano passado um ar condicionado split Hi-Wall custava em média R$1.000,00 reais. Atualmente, é possível encontrar o mesmo modelo com valor a partir de R$700,00 reais, mais barato que muitos modelos janela.
Vantagens do ar condicionado split:
- Baixo nível de ruído (a parte externa do ar condicionado – que faz barulho – fica do lado de fora da residência).
- Existem vários tipos de split, e a capacidade de alguns pode chegar a até 80.000 BTU
- Possui controle remoto permitindo operação à distância
- O buraco na parte necessário para sua instalação é bem menor. Como é dividido em duas unidades, a unidade externa (fica do lado de fora da casa ou apartamento) é unida com a interna por tubulações de cobre, um bem espaço pequeno na parede é aberto para passagem desses tubos.
- Esteticamente mais bonito. Há marcas investindo no design de split como mais um diferencial.
O fim dos modelos janela?
Devido à série de fatores apresentados acima, a tendência é que, no futuro, a venda dos modelos janela se estabilize e, em contrapartida, o consumo de splits aumente.
Tendência de migração do janela para o modelo split