domingo, 2 de fevereiro de 2014

Custo da violência



A violência tem um custo social devastador, que alguns especialistas calculam em 5% do PIB. Como comparação, o custo da violência é quase o dobro de tudo o que se gasta em saúde de pública no Brasil.
Notícia diária matinal: Uma moto no chão revela mais uma vítima: um policial que trabalhava na , de 43 anos, foi executado quando chegava casa em Guarulhos. Tinha quatro filhos.
É um novo caso para uma estatística comparável à de uma guerra. .
A criminalidade não pune apenas as milhares de famílias de vítimas. Prejudica todos os brasileiros. Pesquisadores dizem que a violência faz o país gastar bilhões em saúde e seguros adicionais, fora as despesas com segurança pública.
Estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostram que, somados, esses gastos chegaram  a 5% do PIB brasileiro. Quase a metade desse valor foi com despesas em consequência de homicídios.
A maioria das vítimas de assassinatos são jovens, o que eleva o prejuízo para o país. “Se a gente for olhar a taxa de homicídios por idade, vai ver que a maior prevalência se dá ao redor dos 20 anos, que é um período em que o indivíduo está praticamente concluindo seu ciclo escolar. Ou seja, fez um investimento em capital humano, estaria pronto para se inserir no mercado de trabalho nesse momento e é morto.
 Portanto, essas pessoas deixam de produzir, de consumir. Isso é um custo muito pesado para a sociedade”, afirma Denilson forato.
Precisamos olhar os fatos e mudar esse cenário de forma imediata,pois estamos caminhando para o caos social a tempos!