terça-feira, 4 de novembro de 2014

O Que As Empresas Procuram?


   

Nos dias atuais, em que nos deparamos com mudanças constantes no cenário mercadológico e empresarial, muitas vezes nos perguntamos o que as empresas buscam e esperam das pessoas.
Diante disto, podemos refletir sobre nós mesmos, de qual tem sido nosso diferencial competitivo, que faça com que tenhamos estabilidade no emprego e uma carreira promissora. 
Deparamo-nos com pessoas insatisfeitas e frustradas com seu emprego atual, ou que facilmente não conseguem se manter na empresa por muito tempo. 

Muitas vezes, o fator determinante de tudo isso, é a falta de maturidade profissional e diferencial em seu posto de trabalho. Pessoas assim têm em mente o crescimento profissional de imediato, não se conformam com cargos“inferiores” e reclamam de tudo. É como se quisessem de imediato chegar à diretoria e presidência, sem sequer se preocupar em fazer a diferença aonde quer que esteja. Para ser mais clara: se você quer obter diferencial competitivo e consolidar uma carreira, comece desde já! Não importa se você é estagiário, auxiliar, assistente... Tenha em mente fazer a diferença e se destacar (sem passar por cima dos outros, é claro!), então o seu crescimento profissional será inevitável. É uma questão de consequência. 

Mas então, como ser a pessoa que as empresas buscam? Primeiro de tudo, não se esqueça dessa grande verdade: as empresas estão interessadas em soluções e não em problemas! Apontar os problemas existentes e apenas justificá-los, sem a busca pela solução, é como esperar de braços cruzados que as conquistam venham até você. 

Tenha em mente ser um agente de mudanças para sua organização, buscando soluções para seja qual for o problema. Mas cuidado! Seja cauteloso, e não invasivo! Supostamente, não podemos querer interferir em tudo e tomar a frente das coisas. Sabemos que existe uma hierarquia a ser respeitada e que muitas propostas não dependem de nós para serem realizadas. 
Outro fator diferencial é não se tornar um “babão”, que acredita que para se destacar, precisa estar o tempo todo ao lado da diretoria da empresa. Na verdade, ter uma atitude assim, só mostra o quanto você precisa que alguém que esteja observando seu trabalho para que de fato você o faça.
Seja sempre autêntico e verdadeiro em suas ações.

Concluo dizendo, se você está seguindo sua rotina de trabalho, fazendo sempre as mesmas coisas, desempenhando sempre o mesmo papel, reveja um pouco e comece a agir!

Se você tem abertura para isso em seu ambiente de trabalho, faça um plano de ações e leve até seu líder para que você esteja sempre inserido nas mudanças e soluções de problemas de sua empresa. Se não, busque por isso! Lembre-se: ninguém é obrigado a nada! Ninguém é obrigado a estar em uma empresa apenas por um salário, em busca de sustento financeiro. Até porque as empresas inovadoras sabem bem quando nos propomos em ser muito mais que “estagiários”, “auxiliares”, “assistentes”, por isso, estão em busca de pessoas que façam acontecer, resilientes, verdadeiras, equilibradas, que saibam conduzir seus relacionamentos interpessoais. 

Tudo isso pode ser desenvolvido e gerar novas perspectivas à organização, tornando-a mais produtiva e com um diferencial competitivo: as pessoas que nela estão.