Sabia que você deixa marcas por onde passa? Pois é,
você deixa e elas são pessoais. A marca nada mais é que a imagem que você
passa, resultando em como as pessoas te enxergam. Interferindo, assim, na sua
vida pessoal e profissional.
Muitas pessoas não dão muita atenção ao jeito como
se comportam. Não prestam atenção no que falam, como falam e, muito menos, se
esforçam para passar uma imagem positiva para serem ao menos, lembradas por
aquilo que fizeram ou disseram.
As marcas que você deixa vão desde cumprimentar, a
ajudar o próximo. Vão desde a aparência visual, ao investimento em si mesmo
(fazendo cursos, se qualificando e adquirindo novos conhecimentos). Você está
sendo observado o tempo todo, por isso, cuide de si mesmo e das pessoas ao seu
redor.
Por onde você passa?
Essa pergunta parece ser irrelevante, não é mesmo?
Mas não é! O lugar pelo qual você passa pode fazer toda a diferença, pois junta
o seu jeito de ser e agir com o como você está sendo visto pelas pessoas ao
redor.
Então, cada lugar requer um tipo de comportamento, um cuidado na escolha da roupa, na
aparência visual e no vocabulário. Lembre-se que você está sendo observado o
tempo todo.
Quais marcas você deixa por onde
passa?
Essa pergunta é essencial e você deve se fazer
sempre. Para saber a resposta preste atenção nas pessoas em relação a você,
observando as ações delas e em como se comportam diante da sua presença.
Quais marcas você deve deixar:
- Proatividade;
- Assertividade;
- Bom humor;
- Sensatez;
- Boa comunicação escrita e oral;
- Iniciativa, Liderança e Persuasão;
- Ajuda ao próximo;
- Otimismo, Autoconfiança e Empatia;
- Resiliência;
- Ótimo relacionamento interpessoal;
- Reconhecer o erro e aprender com ele;
- Inteligência emocional;
- Saber lidar com o fracasso.
Nas redes sociais, você prejudica
sua imagem quando:
- Expõe demais sua vida pessoal e profissional;
- Fala mal de qualquer pessoa;
- Posta fotos intimas e/ou sensuais;
- Cria postagens com erros de português.
Nas redes sociais, você passa uma
imagem positiva quando:
- Posta fotos dos momentos de lazer e/ou fazendo seus hobbies;
- Posta e/ou compartilha textos e artigos informativos seus ou de outras pessoas;
- Cria um blog ou um canal no YouTube com conteúdos relevantes;
- Cria uma FanPage, usa o LinkedIn para mostrar suas habilidades e competências.
As marcas que você deixa por onde passa influenciam
em sua carreira, no emprego, no empreendimento, nas entrevistas de emprego e no
ambiente de trabalho.
Denilson Forato - Consultor