Saber o que os clientes procuram em um corretor de imóveis é um diferencial que faz o profissional avançar muitas casas no desafio de estabelecer um relacionamento harmônico e de longo prazo com o consumidor.
Não existe uma fórmula mágica. Para identificar o que o cliente busca em um corretor é preciso muita observação. Confira algumas dicas que vão te ajudar nesta tarefa e guiá-lo no caminho para se tornar um profissional cada vez mais completo:
Uma pessoa em que se possa confiar
A frase “confiança é a base de qualquer relacionamento” também se encaixa para o corretor de imóveis e o cliente. Os consumidores buscam um profissional em quem possam confiar. Alguém que eles tenham certeza de que está trabalhando em prol dos seus interesses.
Para criar uma relação de confiança com o cliente é importante agir com honestidade do início ao fim do processo, mesmo que isso signifique perder um negócio. Se o apartamento que você tem não é adequado para as necessidades do interessado, por exemplo, seja honesto. Você pode perder aquela venda, mas vai fidelizar o cliente.
Alguém que saiba escutar
Não existe nada pior do que ser atendido por um corretor de imóveis que não escuta nada do que está sendo dito. Todo cliente busca um profissional que seja atento, entenda o que ele está querendo e ofereça ofertas adequadas ao seu perfil.
Se o cliente pediu um apartamento de três quartos na Zona X da cidade, de nada adianta oferecer uma quitinete no Centro, certo? Para se tornar o corretor dos sonhos de qualquer cliente, escute atentamente o que está sendo dito por ele, entenda aquilo que deseja e trabalhe para satisfazer suas necessidades.
Uma pessoa que tenha conhecimento do mercado
Um corretor de imóveis que tenha um conhecimento profundo do mercado em que atua sempre será um diferencial. Isto, na prática, quer dizer que os consumidores procuram um profissional que tenha bons contatos, que compreenda as oscilações do mercado e que ofereça os melhores conselhos para que a negociação seja a melhor possível.
Se você quer se tornar um corretor admirável, não abra mão de se atualizar constantemente, investir em networking com outros profissionais do setor e estar sempre por dentro das principais tendências do mercado imobiliário.
Um profissional que defenda seus interesses
Para finalizar, um corretor de imóveis que coloca os interesses do cliente à frente dos seus próprios é raro de se encontra. E, por isso mesmo, esta característica é cada vez mais valorizada pelos consumidores.
Entender que, mais do que fechar uma venda, é a satisfação do cliente que está em primeiro lugar é algo que coloca o profissional em outro patamar na carreira. Além de fidelizar sua carteira de consumidores, o corretor conquista novos clientes pelo marketing feito boca a boca.
Tenho dito!