Conhecer bem seu público é uma
etapa absolutamente fundamental para qualquer tipo de venda. E é claro que no
mercado imobiliário não seria diferente. Pense bem: é necessário conhecer as
características dos compradores para trabalhar tanto seu marketing como suas
vendas de maneira assertiva, aumentando assim as chances de fechar novos
negócios. Que tal pegar um atalho e já conferir agora mesmo um resumo de como
se comporta o consumidor de imóveis brasileiro?
Então acompanhe nosso post de
hoje!
Qual o perfil do consumidor de
imóveis atual?
Vamos nos esquecer por um minuto
do cenário econômico atual e falar sobre a regra e não sobre a exceção, ok? Aí
o que se apresenta é o seguinte: com a ascensão econômica experimentada na
última década, os brasileiros passaram a comprar seus imóveis cada vez mais
cedo. Atualmente, portanto, o comprador médio de imóveis está na casa dos 30
anos — bem diferente do passado, quando a idade média ficava por volta dos 40
anos. Mas a crise impactou a todos,
No topo da lista das prioridades
com relação aos imóveis em si está uma boa localização. Dessa forma, não veem
problema em optar por um espaço reduzido, desde que isso signifique perder
menos tempo com sua locomoção diária e sua segurança e para família. Em geral, os compradores começam suas
buscas por imóveis maiores, mas assim que conhecem os preços acabam optando por
espaços mais compactos.
Pesquisas apontam que mais de 75%
dos clientes imobiliários têm alto de grau de escolaridade, cerca de metade
desse público é solteiro, mais de 50% tem ao menos 1 filho e mais de 40% deles
ganha mais de 10 mil reais. Além do mais, o financiamento continua sendo sua
modalidade de pagamento preferida.
E que atendimento esse consumidor
procura?
Para se adequar ao perfil do
consumidor de imóveis brasileiro atual, as imobiliárias e os corretores
precisam se atentar a alguns pontos fundamentais:
Devem ter imóveis disponíveis
próximos às medidas procuradas;
Estar informados sobre o mercado;Oferecer um atendimento
personalizado de excelência. O mercado não aceita mais o Corretor Amador ou "bronco".
Para alavancar a venda e o
aluguel de imóveis, é preciso, antes de mais nada, ter o que o público procura
em seu catálogo. Estima-se que, em média, o consumidor brasileiro busca imóveis
com pouco mais de 70 metros quadrados e 2 quartos. Isso significa que se você
focar sua captação em apartamentos com essas características, suas chances de
fechar novos negócios devem aumentar consideravelmente.
Como grande parte das pessoas que
compra imóveis no Brasil tem um alto grau de escolaridade e uma boa condição
financeira, trazer informações pertinentes sobre o mercado e conversar de igual
para igual com esse público é fundamental para passar credibilidade e
autoridade no assunto. Com isso, o cliente adquire segurança na transação,
tornando-se bem mais propenso a bater o martelo.
Denilson Forato - Gestor e Corretor de Imóveis