sábado, 31 de agosto de 2013

Organização = Cultura e Comportamento


Toda empresa tem colaboradores com comportamentos distintos: o expansivo e brincalhão, que costuma ganhar a simpatia de todos; o mais acomodado, sempre levando as piores broncas; o líder natural, focado em resultados e objetivos; o calado e introspectivo, às vezes surpreendente na execução de determinadas tarefas. Enfim, inúmeros tipos de personalidades que, quando combinadas, podem fazer maravilhas pelos resultados e faturamentos de um empreendimento ou arruiná-lo.
Na opinião do economista e consultor empresarial a maneira como a 'combinação' de temperamentos dos funcionários influi nos resultados da empresa e no clima organizacional é, pelo menos em parte, do chefe. "Cada gestor tem que saber como estimular as virtudes e minimizar os vícios comportamentais dos seus colaboradores. Quem está comandando precisa desenvolver a arte de lidar com pessoas difíceis; as melhores atitudes são acolher, corrigir e apoiar", afirma. Os profissionais, por outro lado, devem atentar para a moderação dentro do ambiente de trabalho, sob pena de prejudicar a própria carreira.
 Os excessos decorrentes dos vícios podem resultar em atitudes consideradas 'gravíssimas'. "A falta do senso de equipe, preconceitos, não saber se comunicar, não se enquadrar nas normas da empresa, pessimismo, o excesso de reclamações; tudo isso traz implicações negativas, tanto para a empresa quanto para o profissional".
 Virtudes
 Para superar as falhas comportamentais, as virtudes podem e devem ser trabalhadas tanto pelos gestores quanto pelos próprios profissionais. Acredita-se que entre as qualidades e habilidades procuradas no temperamento profissional estão a visão, inspiração, assertividade, planejamento, comunicatividade e percepção de sustentabilidade, atributos que não são exclusivos de apenas um tipo de comportamento e podem ser abordados de diferentes maneiras por diferentes pessoas.
 Como as pessoas podem lidar com isso? Como minimizar as falhas e maximizar as boas características do temperamento? A resposta para essa pergunta,  foi dada 400 a.C. pelo filósofo Sócrates. "Conhecer a si mesmo é a chave para moldar o comportamento; existem traços imutáveis no comportamento, mas também há traços mutáveis, que podem ser construídos ao longo da vida".
 Nove tipos
Existem nove tipos de comportamentos ou modelos de temperamentos profissionais. Cada qual conta com suas virtudes e vícios, de modo que não há um comportamento melhor ou pior. Confira:
 1. Perfeccionista (ou geométrico) – Costumam atuar nas áreas financeiras ou contábeis das empresas. Geralmente são metódicos, porém intransigentes e maniqueístas, tendendo a não se preocupar com os resultados da empresa no geral, apenas com os próprios resultados;
 2. Prestativo – Carismáticos e voluntariosos, geralmente ocupam cargos que envolvam contato com pessoas, como vendas e RH. Por se preocuparem demais com os outros, podem esquecer de si mesmos e desenvolverem um orgulho em demasia, por se acharem bem intencionados e solícitos;
 3. Bem-sucedido (ou focado em resultados) – São considerados exemplos de dedicação, eficiência e realização profissional, mas o excesso de vaidade pode torná-los frios e manipuladores. São facilmente reconhecidos em atividades como advocacia, administração e consultoria;
 4. Emocional (ou romântico) – Pessoas com essa linha de comportamento tendem a ser sensíveis, criativos e autênticos, mas podem se tornar críticas, invejosas ou mesmo irônicas por causa do idealismo exarcebado. Têm mais afinidade com áreas que exigem senso artístico e compreensão, como decoração, psicologia ou jornalismo;
 5. Observador (ou introspectivo) – São equilibrados, racionais e analíticos, não gostam de estar dentro dos acontecimentos, preferindo ficar 'de fora', observando e analisando. Engenharia, Tecnologia da Informação e áreas relacionadas à pesquisa são as preferidas;
 6. Questionador – As suas melhores características são a lealdade e o comprometimento; costumam ser precavidos e cautelosos, mas podem se tornar legalistas, ansiosos e desconfiados, avessos a mudanças. São hábeis na percepção de riscos, qualidade que os torna comuns em cargos de gerência;
 7. Sonhador – Geralmente são criativos, otimistas e bons de improvisação, o que representa uma grande vantagem em tempos de crise; mas costumam ser livres de regras e horários, não se dão bem com o 'relógio de ponto'. Gostam de variar e detestam atividades mecânicas e repetitivas. São mais ligados às áreas que exigem mais ideias do que compromisso, como marketing e publicidade;
 8. Confrontador – O tipo mais ligado à liderança. Pessoas com essa linha de comportamento são realizadoras e objetivas; mas quando o ego é insuflado por conta dos resultados, tendem a se tornar verdadeiros déspotas dentro da empresa, autoritários e intimidadores;
 9. Preservacionista (ou indolente) – Ou às vezes chamado injustamente de 'preguiçoso'. É o tipo mais adaptável, pode exercer funções variadas dentro da empresa e aprender outras atividades sem protestar. Seu temperamento calmo e sereno o transforma num ótimo mediador, muitas vezes cedendo aos interesses dos outros e abdicando dos seus. Podem ser apáticos e proteladores, preferindo se afastar de desafios que pressuponham atritos e assumir a postura de 'o que decidirem para mim está bom'.

Trabalho novo

 

O primeiro dia em um novo emprego gera sempre uma grande expectativa e tensão. Você esta entrando num grupo em que as relações já foram formadas, é o único que não sabe onde é o banheiro, não sabe onde é o almoxarifado, onde se localiza a  sala de expedição, ainda não percebeu que não deve falar com o chefe antes que ele tome sua primeira xícara de café. 

A tanto para aprender, além dos deveres relacionados com o trabalho para o qual foi contratado. É um pouco confuso para a maioria de nós.

Preparando-se :

        Se for possível e tiver algum tempo entre empregos, talves uma ou duas semanas para deixar o seu local de trabalho anterior e se despedir, deixando para trás os colegas de trabalho pode ser difícil...o número de horas desprendidas no trabalho é muito superior ao número de horas gastas em qualquer outro lugar. As relações boas e más, são normalmente aquelas muito forte. As vezes pode ser muito aconchegante, e outras vezes o relacionamento pode ser como uma grande familia, alguns você mal pode tolerá-los. Mas se acostuma com as pessoas estando com elas dias após dias. Neste tempo já fora do emprego anterior, procure fazer algumas pesquisas. Saiba tudo que puder sobre seu novo empregador. Saiba mais sobre sua linha de produtos, suas filosofias, e sua cultura corporativa. 

Procure saber se tem alguém de sua rede de amigos que conheça pessoas que já trabalham em seu futuro emprego e pedir para apresentar-lhe antes de seu primeiro dia?

          Planejar o que você vai vestir durante a primeira semana de trabalho. Lembre-se, você vai querer usar seus trajes mais conservadores, para começar, até descobrir o que é apropriado e o que não é. Veja o que tem que ir para a lavanderia ou alfaiate, que precise ser lavada ou passada ou que precise ser substituído. Isto vai poupar de ter que cuidar dessas coisas quando você estiver voltando para casa cansado. Essa primeira semana de um novo emprego pode ser bastante desgastante físicamente e emocionalmente.

            Procure se familiarizar com a rota que te levara para o trabalho, bem como algumas rotas alternativas. Caso haja trânsito, ou se a linha de ônibus ou metrô que você poderia usar está fora de serviço.

             Se fizer isto com certeza será feliz. Boa sorte!

Sinais do corpo

O rosto é o ponto focal do nosso corpo é a parte onde olhamos primeiro quando encontramos alguém pela primeira vez, o impacto que causamos a outras pessoas para projetar nossa personalidade, há determinados gestos que nos ajuda em uma entrevista.Procure sempre fazer contato visual com os olhos de seu interlocutor, mantendo sempre fixo. Essa decisão demonstra sinceridade e coragem. Não morda seus lábios ou língua. 

Tenha cuidado ao se sentar, procure sempre manter a posição adequada evite movimentos constantes e bruscos: estes denotam inquietação, medo, nervosismo e descontrole, geralmente as pessoas que sabem como se sentar e controlar os seus movimentos ao sentar-se, demonstram paz, segurança e bom senso. Pelo contrário, aqueles que não mantêm a mesma posição, sentado, movendo os braços e as mãos são frequentemente descritos como irresponsáveis e irregulares. 

A rigides quando sentado da evidências de nervosismo, tensão e agressão. Estas são as emoções que não deve ser perceptível em nenhum momento, revela pontos fracos na sua personalidade.Não cruze as pernas, mantenha os pés no chão as mãos sobre os joelhos. Isto sugere a auto confiança e controle da situação. Controle os movimentos das mãos, lembre-se que as mãos dizem mais do que falamos. Ao sentar mantenha os braços em seu colo ou sobre os lados da cadeira ou sofá. 

Esta é a posição NEUTRA que exprime muito pouco o que você realmente está pensando. Sempre mantenha as mãos visíveis, se esconder sob as pernas ou atrás de uma bolsa ou casaco, sugere medo, falsa timidez.

 A voz entre cortada, é sinônimo de insegurança e timidez, geralmente revela que a pessoa não domina o assunto que seus conceitos não são fortes e definidos. Para demonstrar auto-controle e de segurança, tente projetar sua voz diretamente, sem hesitações de qualquer espécie. A voz revela muito sobre a personalidade do indivíduo: uma voz muito baixa (inconscientemente) sugere nas tomadas de decisões, um indivíduo de alcance limitado, tímido e inseguro.

 Em contraste, um tom moderadamente alto, audível, sugere: domínio, revela a segurança do conceito que esta sendo manifestado. 


Atendimento a Clientes!

Um bom atendimento vai muito além de ser bem-educado. Assim como ser honesto, tratar bem os clientes não é um diferencial, mas sim uma obrigação de qualquer pessoa que vive em sociedade.

Atender bem os clientes sempre foi uma grande preocupação para mim como Consultor. Para ajudar sua empresa a ter um atendimento ao cliente cada vez melhor, resolvemos trazer alguns princípios que nos norteiam.

1. Entenda o seu cliente


Não há como atendermos um cliente se não soubermos o que ele busca. Por isso, é importante que, em cada atendimento, sua equipe esteja consciente das motivações que levaram o cliente a entrar em contato

Faça perguntas, investigue, se coloque no lugar do cliente. Isto ajudará a resolver os problemas com mais rapidez e eficiência.

Realize pesquisas periódicas que ajudem a revelar o que leva seu cliente a buscar sua empresa.

2. Sinta prazer em servir


Atender é servir. Por isso é importante que sua empresa contrate pessoas que sintam prazer em servir e que se sintam motivadas pelo desafio constante de resolver os problemas dos clientes. A equipe de atendimento ao cliente deve ser uma unidade transformadora dentro da empresa, onde os problemas e dúvidas são transformados em satisfação e fidelização.

Nenhum cliente compra um produto para ter problemas ou para passar horas a fio com o serviço de atendimento! Não existe algo mais frustrante que investir dinheiro em um produto ou serviço e, na verdade, ter comprado um problema.

3. Não rime seu atendimento com antipatia


Seu atendimento precisa ter simpatia e empatia, mas nunca antipatia. Conceituar os diferentes tipos de envolvimento que podem acontecer entre atendente e cliente pode ajudar sua equipe a entender melhor que tipo de atendimento ela tem oferecido:
Simpatia: ser afetado pelo que a outra pessoa está sentindo.
Empatia: se colocar no lugar do outro para melhor atendê-lo, conhecê-lo ou servi-lo.
Antipatia: ter aversão ao outro, ignorando-o ou repelindo-o.

4. Mantenha a comunicação S.C.O.T.


S.C.O.T. significa Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência.
No momento do atendimento é fundamental expor as informações de forma clara e direta. Perceba se sua locução foi bem compreendida. É importante que a informação seja transmitida de forma que não confunda o cliente. Nem sempre falar mais significa passar mais informação.

O cliente não espera buscar ajuda com alguém cheio de dúvidas e incertezas. Nem sempre temos a resposta, mas enrolar ou inventar uma solução não é o caminho. Se precisar, peça um tempo para retornar depois com a resposta.
O atendimento é o reflexo de sua empresa, e caso não haja segurança na mensagem passada, a imagem da sua equipe acaba sendo prejudicada.

5. Não abandone seu cliente

Acompanhe o cliente até que o problema seja resolvido. A palavra cliente teve sua origem na Roma antiga, e representava um plebeu que se encontrava sobre a proteção de um patrício (nobre). Assim como naquela época, sua empresa deve proteger o cliente de ter ainda mais problemas.

Pode ser que sua empresa não perca clientes por causa dos concorrentes, mas sim por causa do mal atendimento prestado a eles.

6. Fale a língua do bom atendimento

Um bom atendimento é pautado pelo tratamento profissional empreendido ao cliente. No entanto, não confunda profissionalismo com “robotismo”. Fuja das respostas padrões e dos processos engessados, tão comuns nessa área. A linguagem empregada deve ser adequada ao cliente, com um vocabulário simples e claro. Não utilize palavras difíceis ou termos técnicos para pessoas com menor grau de conhecimento sobre o assunto em questão.

Na pronúncia não mutile as palavras, pois isto pode gerar dúvidas com relação ao entendimento. Evite as expressões que transmitam incerteza, o tratamento íntimo, os diminutivos, os gerúndios, as expressões regionais e as gírias. Seja sóbrio em seu tom de voz e lembre-se dos princípios anteriores!

Um bom atendimento surte efeito em curto prazo. Pratique estes seis princípios e nos conte depois o que mudou em sua empresa.

Assista um vídeo interessante: sobre ATENDIMENTO



Me chame de louco, mas, isso motiva funcionários!

Um grande líder deve ter a capacidade de motivar os funcionários. Para o empreendedor ou presidente de uma empresa que não aprendeu ainda como fazer isso, eis 10 dicas motivacionais.

1. Seja generoso com elogios 
Todo mundo gosta de receber elogio e é uma das coisas mais fáceis de dar ao funcionário que realizou um bom trabalho. O elogio vindo diretamente do presidente da empresa “dura” muito mais do que se imagina. Então, elogie cada melhora feita por alguém de sua equipe. Tão logo você se sinta à vontade de elogiar alguém individualmente, experimente fazer isso na frente dos outros. 

2. Livre-se de "Bicões" 
Projetos sem Bicões? Você não, deve estar errado? Digo não !
Ao remover o personagem "Bicão"r ou Super-supervisor , você dá mais força ao grupo para que trabalhe como uma equipe feliz– em vez de reforçar a estratégia de que todos se reportam a  essa  pessoa, que ele controla tudo, etc. Se ainda assim estiver na dúvida, pense: o que pode ser pior do que desapontar um Super-supervisor? Desapontar uma equipe inteira! Ao dar o mesmo papel a todos os integrantes do projeto, eles vão se sentir no mesmo nível e devem produzir resultados mais rapidamente. Você vai notar que as pessoas vão chegar mais cedo, ficar até mais tarde e se dedicar a solucionar os problemas juntas. Desde que se de um fim no Super-supervisor!

3. Faça com que suas ideias sejam assimiladas por sua equipe 

As pessoas detestam que alguém diga a elas o que fazer. Em vez disso, diga apenas o que você quer que seja feito de maneira que elas venham com sugestões para chegar ao resultado final. Isso dará a cada indivíduo a sensação de ter contribuído com a ideia. “Eu quero que seja feito assim” transforma-se em “Você acha que é uma boa ideia se fizermos deste jeito?” 

4. Nunca critique ou corrija seus funcionários 
Ninguém, mas ninguém mesmo quer ouvir dos outros que fez algo errado. Se você está procurando um desmotivador, encontrou. Tente uma abordagem indireta para que os funcionários melhorem e aprendam com seus erros, consertando o que não está certo. Pergunte “Qual foi a melhor forma que você encontrou para enfrentar esse problema? Por que não? O que poderia ter sido feito de diferente?” É conversar, sugerir e buscar soluções, sem apontar o dedo para os outros. 

5. Dê a chance a todos de serem líderes 

Chame atenção para os pontos fortes de cada integrante de sua equipe e deixe claro que é por causa dessas características que você quer que eles sirvam de exemplo para os outros. Lembre-se apenas que você também tem que dar exemplo para motivar sua turma. 

6. Convide um funcionário para almoçar uma vez por semana 
Não faça um anúncio nem diga que isso é parte do perfil da companhia. Simplesmente escolha alguém e convide para o almoço. É uma maneira simples de lembrar a todos que você percebe e gosta do seu trabalho. 

7. Reconheça o trabalho bem feito e ofereça pequenas recompensas 
As duas coisas podem ser feitas de várias formas. Diga em voz alta ao funcionário durante uma reunião o que fez de bom pela empresa. Crie competições internas e acompanhe os resultados em um quadro para que todos vejam. Prêmios e recompensas não precisam ser necessariamente caros. Um jantar, troféu, um tratamento de spa e até placas podem funcionar muito bem. 

8. Faça “festas da firma” 
Fazer as coisas em grupo é uma forma de incentivo e de criar laços entre os funcionários. Pode ser um piquenique, uma festa de aniversário, happy hour. Não espere uma ocasião muito especial ou formal. Organize eventos durante todo o ano para lembrar a sua equipe que eles são parte de algo maior e estão juntos. 

9. Reparta as alegrias – e as tristezas 
Quando a empresa vai bem, aproveite para comemorar. Esta é a melhor maneira de mostrar a todos o quanto você é grato e aprecia o trabalho deles. Se a situação não estiver tão boa, não tenha dúvidas e divida as tristezas também. Se você espera que seus funcionários tenham um ótimo desempenho, faça com que eles saibam em que situação está a companhia. Seja honesto e transparente, você não tem nada a perder.

10. E se a empresa for muito, muito bem...
Sim, ofereça um prêmio em dinheiro, viagens,etc.

Compras no Exterior

Compras no exterior


Uma das novas modas é comprar mercadorias no exterior, de bonés a aparelhos eletrônicos, aqui você irá encontrar várias dicas para que não ocorram imprevistos.




Paypal

Para comprar nesses sites é necessário ser cadastrado no paypal. O Paypal é um cartão de crédito online, onde você coloca créditos e usa. Para fazer o cadastro é simples, entre no site www.paypal.com, clique em Signup.

O sistema redirecionará você para uma página. Lá você seleciona as opções Brasil e embaixo Português. Clique em Pessoa Física depois em Abrir conta. Preencha o formulário e pronto.

Para adquirir créditos para o paypal existem vários métodos:

1) Vincular um cartão de crédito internacional à sua conta;
2) Usar os sistemas de PTC, e depois de anos fazer a retirada do dinheiro;
3) Comprar dólares com alguém que possua um cartão vinculado a conta – existem várias comunidades e sites que oferecem o serviço.


Sites para compras online

Existem vários e diversos sites para compra no exterior, vou apresentar alguns deles a seguir:

Ebay: É basicamente o mercado livre americano. É um dos maiores sites de compras e seu sistema funciona como um leilão. O frete é pago na maioria dos produtos.

A maioria dos vendedores exigem que para você possa dar algum lance nos produtos, você tenha uma conta do PayPal confirmada, ou seja, uma conta com cartão de crédito vinculado.
Link: www.ebay.com

DealExtreme: Um dos sites mais usados quando o assunto é compras no exterior, na maioria das vezes também é o que oferece o menor preço. Possui um suporte bem rápido no qual todas suas dúvidas podem ser sanadas.

O frete de todos os produtos para qualquer lugar do mundo é gratuito e o código de rastreio custa U$ 1,70, algo em torno de 3 ou 4 reais.

O DealExtreme tem um sistema de afiliados, que você ganha uma porcentagem sobre a compra quando a pessoa comprar pelo seu link.

FocalPrice: Similar ao DealExtreme. Algumas coisas são mais caras, mas em compensação ele faz algumas ofertas semanais. Além do combo deal, que é quando eles te dão descontos em alguns produtos quando comprados juntos.

Tanto o DealExtreme quanto o FocalPrice possuem um sistema de pontos para os usuários cadastrados. Quando você faz compras acima de 10 dólares no site, a cada 10 dólares você ganha um ponto.

Além disso, quando você envia fotos, cria uma descrição, ou envia vídeos dos produtos você também ganha pontos.

Esses pontos podem ser trocados da seguinte forma: No DealExtreme, você troca seus pontos por produtos, sem pagar nada a mais por eles, mas os produtos terão de ser escolhidos dentre uma lista.

No FocalPrice, você troca seus pontos por descontos. Os descontos podem ser de uma determinada porcentagem ou abatimentos de 1, 2, 5 dólares em compras acima de um determinado valor.

TinyDeal: Oferece os mesmos serviços dos dois sites acima, porém, com alguns itens a mais. Eles enviam o produto um pouco mais rápido que os anteriores.

Lightinthebox: Alguns produtos desse site possuem fretes gratuitos, outros não. Eles estão investindo bastante em publicidade ultimamente. O interessante desse site é que você também encontra roupas.

StrawberryNet: Esse é o único site que tem menus e suporte em português. O modelo do site é um pouco estranho e complicado. Lá vendem maquiagens apenas, porém das mais famosas marcas e por preços bem baixos. O frete varia de produto para produto, às vezes é grátis, às vezes não.

AsiaTronic: A AsiaTronic é um canal de vendas de eletrônicos e acessórios, pertencente a empresa EASYTECH TRADING PTE LTD sediada em Shenzhen, China. Todos os produtos ofertados não se encontram no Brasil e são enviados diretamente da China para o endereço do comprador.

É um portal de compras internacionais em língua portuguesa, que possibilita ao consumidor brasileiro efetuar importação via sistema importa fácil dos correios, com rastreamento pela internet e garantia de entrega no Brasil.

Lá você encontrará uma enorme linha de produtos como eletrônicos portáteis, gadgets variados, acessórios de informática, equipamentos de espionagem, relógios, artigos esportivos, dentre muitas outras novidades tecnológicas e produtos que você nunca viu em outro lugar, são mais de 25 mil produtos ofertados.

Note que todos os sites que oferecem envio grátis possuem outros meios de envio, porém pagos, que chegam em menos de uma semana na maioria das vezes, mas tem a desvantagem de pagar taxas de nacionalização, que falaremos mais a frente.


Desvantagens

A principal desvantagem de você comprar no exterior é que o item pode ser extraviado pelos correios ou adotado pelos fiscais (é bem raro ocorrer isso) ou ser tributado (um pouco comum, mas nem tanto).

No caso de a encomenda ser extraviada, se você tiver um código de rastreio, pode solicitar reembolso. As encomendas demoram um pouco para chegar, em média de 115 a 35 dias.

Você pode também optar por pagar uma modalidade de envio, o EMS ou DHL, que são meios de envio que chegam em uma média de no máximo uma semana, mas todas as encomendas feitas nessa modalidade devem pagar taxas de importação, enquanto as encomendas de frete grátis tem a possibilidade de não pagar taxas.


Tributação

A tributação (ou pagamento de taxas de importação/nacionalização) ocorre da seguinte forma. O seu envelope passa pela alfândega, e remessas aleatórias são confiscadas para tributação. O preço dessa taxa varia até 60% do valor do produto + frete + ICMS.


Sobre seu número de IP


Está se tornando cada dia mais comum o medo de invasões na internet. Pânicos causados por pseudo-hackers têm atormentado centenas de pessoas e muitas vezes simples ameaças destroem momentos de paz e diversão de uma forma irremediável. O mais impressionante é que estas ameaças, na maioria das vezes, são completamente sem fundamentos, não fazem sentido e algumas nem existem. Basta usar uma meia dúzia de siglas para dizer que vai invadir seu computador, e o que mais tem aterrorizado os internautas é: “Vou descobrir seu IP!”
 
Vão descobrir seu IP? Oh, que espanto, mas e daí? Segundo os terroristas, após descobrir o IP de uma pessoa, sua alma estará completamente enterrada na maldição eterna, pois poderão invadir, derrubar, espionar, remover, sacudir, esculhambar, destruir e remexer…
Um número IP é um endereço que todo internauta, assim que se conecta na grande rede, recebe. É através deste endereço que seus programas se comunicarão, seu navegador, seu ICQ, seu programa de email, etc. Este número não precisa ser fixo — e geralmente não é — e a cada conexão você recebe um número diferente.
 
IP significa “internet protocol“, faz parte de um conjunto de instruções que permite a comunicação pela Internet. Ele é responsável pelo encaminhamento correto dos pacotes de dados que trafegam na rede, de forma que eles sejam entregues corretamente ao seu destino.
Descobrir o IP de uma pessoa significa saber o “endereço internet” (não tem nada a ver com email!) do seu computador naquele dia, ou durante aquela conexão. Somente isso, nada mais. O que se pode fazer com o IP de uma pessoa? Quase nada… Se o computador não estiver com problemas do tipo “cavalos de tróia” ou semelhantes , o número IP não vai servir para mais nada além de terrorismo.
 
Mesmo assim, dá para esconder o número IP? Não, infelizmente não dá! Se por algum motivo seu computador não puder fornecer corretamente seu número IP, ele ficará incomunicável e sua conexão será desfeita. Ter um número IP faz parte da vida socialmente ativa dos computadores na Internet e a comunicação depende disso.
Alguns sistemas escondem esse número de outros internautas mas, pelo próprio bem da comunicação, eles são revelados. Por exemplo, bater papo requer que um computador se comunique com outro. Para isto ser feito, é necessário que ambos conheçam seus números IPs mutuamente pelo simples fato de precisarem saber com quem estão “falando”.
 
É claro, sempre há as exceções: números IPs geralmente se mantém os mesmos em redes físicas como escritórios e internet predial. Na maioria das vezes, estes números são fixos mas “mascarados” durante a comunicação externa por uma aplicação conhecida como “gateway” ou “proxy” e quase sempre para quem está de fora desta rede o número é genérico e inútil.
Caso queira saber qual o seu número IP durante a conexão atual, um aplicativo distribuído com o próprio Windows dá as informações referentes. Vá em Iniciar > Executar e digite “winipcfg” (sem aspas).





A necessidade de fontes alternativas de energia não é nada novo, porém, no presente, a necessidade é urgente, a nível global. As pessoas e os governos estão sofrendo com o impacto do aumento surpreendente nos custos de energia e alarmadas com os perigos provocados por muitos problemas ambientais.

Em toda a história, vimos várias mudanças nos tipos de energias utilizadas. Em meados de 1200, as pessoas trocaram a madeira pelo carvão, como uma forma de acabar com os desmatamentos. 300 anos mais tarde, as sociedades dependiam do petróleo (no caso o querosene) para utilizar em postes de iluminação pública das cidades, pois o óleo de baleia se esgotou. Em meados de 1900, o etanol à base de milho supriu a demanda por energia.

Quando o mundo começou a correr sobre rodas e navegar pelos céus e mares, a necessidade de combustível aumentou, eventualmente, secando os poços locais de petróleo. Como resultado, os Estados Unidos comçaram a importar petróleo para manter a indústria, transporte e demais necessidades internas, 58% do seu abastecimento agora é importado.

Segundo as últimas estatísticas do governo dos EUA, o consumo global de energia continua a aumentar e em 2030, espera-se que o mundo vai precisar de 700 quatrilhões de BTU, aproximadamente 59 milhões de TR, se quiser continuar “correndo”.


Mudar ou não?

 
Além do esgotamento dos nossos recursos naturais, em todo o mundo, as pessoas também estão sentindo os efeitos do crescente custo da eletricidade e do aumento do custo de vida. Isso representa um dilema, como as necessidades da família são uma prioridade, a energia elétrica certamente se qualifica como uma necessidade básica.


Então, quais são as alternativas para fornecer o básico, ainda oferecendo um preço acessível a população?

 
Váias empresas de serviços públicos estão confiantes de que, usando fontes renováveis como fonte de energia, o preço do utilitário venha a ser acessível para toda – ou a grande maioria – da população.

A mudança para fontes alternativas de energia vai levar um bom tempo, ainda mais para coloca-lás em ação em todo o mundo. Porém, com o tempo, cada vez mais casa e indústrias estão usando energia alternativa, assim contribuindo para o meio ambiente, e conscientizando outras pessoas. Provavelmente, com o tempo, isso provocará o declínio da dependência excessiva do petroléo, seja das reservas locais ou do petróleo importado. Isto será bom para as economias dos países dependentes do petróleo importado, como os Estados Unidos.

Com a economia e o uso de energias alternativas em alta, provocaria desenvolvimento e o melhor, sem poluição. Estas são boas razões para o uso de fontes alternativas de energia.

Para começo, avaliar qual fonte alternativa de energia é melhor para sua necessidade.


Fontes alternativas de energia populares

 
energia solar é talvez a mais conhecida alternativa de energia renovável para a energia doméstica. Essa opção usa a tecnologia fotovoltaica para converter a luz solar em energia elétrica, através de um painel. A energia solar tem níveis muito baixos de emissões de dióxido de carbono em comparação com as emissões que a gasolina faz, por exemplo. Esse composto químico é parcialmente responsável pela mudança climática.

Já na energia geotérmica, o calor da terra é aproveitado para suprir as necessidades de energia. Para capturar essa energia, são perfurados buracos profundos até o ponto em que o calor de potencial geotérmico está presente. O vapor é conduzido apra uma turbina ligada a um geradar, que converte o mesmo para eletricidade. Este é o método preferido para grandes indúsrias e empresas de serviços públicos. Uma pessoa normal, no entanto, não precisa cavar tão longe para desfrutar dos benefícios da energia geotérmica, que também pode fornecer, além de eletricidade, água quente e ar condicionado.

Já a energia eólica é produzida graças ao uso de turbinas eólicas que, com ajuda do vento, produzem eletricidade. A energia eólica produz no mínimo 1,5% da eletricidade mundial. Atualmente, ela é uma popular fonte de energia alternativa em países como Dinamarca, Alemanha, Espanha e Portugal.


Escolhendo sua fonte de energia alternativa

 
Tenha em mente que não é barato instalar painéis solares ou investir em energia geotérmica e eólica – que vai depender muito da energia que você precisa para sua casa, empresa ou indústria – mas a recompensa, mais tarde, será a qualidade de vida. Em muitos governos ao redor do mundo, estão oferecendo incentivos aos moradores que converterem suas fontes de energia para fontes de energia renováveis.

É preciso aumentar a cota do uso energia renovável de 8,5% para 20% no consumo global para que haja uma contribuição necessária para a luta global contra as alterações climáticas e para um melhor controle sobre a nossa dependência energética.


Caixa Eletrônico e cartão, cuidado com isso!

Caixas eletrônicosHoje em dia, nada mais se faz em agência bancária que não seja por um meio eletrônico. Este mundo é novo para muita gente e, como para os golpistas as informações sempre chegam na frente, os menos precavidos se tornam presas fáceis. Então siga alguns cuidados para evitar aborrecimentos.



Cuidados com a senha


Nunca guarde o cartão e a senha no mesmo lugar, nem escolha a data de nascimento nem repita o mesmo número várias vezes, como senha de seu cartão, que deve ser mantida em sigilo absoluto.


Caso precise de ajuda


Quando necessitar de esclarecimentos, recorra aos funcionários conhecidos ou identificados. Não aceite ajuda de desconhecidos, que lhe ofereçam isenção de tarifas e outras vantagens financeiras.


Cuidados com estranhos


Exija que sua privacidade seja preservada, respeitando os limites das faixas. Fique alerta à aproximação de estranhos, quando estiver operando o sistema. Os malandros visam, de preferência, pessoas mais idosas ou aquelas que apresentam dificuldades em lidar com equipamentos eletrônicos.

Ao digitar sua senha, coloque o corpo bem junto ao teclado, impedindo que seja vista por estranhos que estejam próximos. Não empreste nem ceda seu cartão magnético, em hipótese alguma.

Tome especial cuidado com esbarrões aparentemente acidentais, que o façam temporariamente perder de vista seu cartão magnético e não saia da agência antes de se certificar que o cartão que lhe foi devolvido realmente é o seu.

Não acredite em tragédias familiares contadas por estranhos que o abordam nas filas dos bancos, propondo-se a transferir valor para a sua conta, para que possam ser sacados através de seu cartão magnético. É um conto do vigário. Em caso de insistência, acione a polícia. Ao sair do banco, verifique se ninguém o segue.


Horário de utilização


Habitue-se a fazer seus saques com cartão em eletrônicos instalados em locais de grande movimento de pessoas. Procure fazê-los durante o dia, preferencialmente no horário comercial.

Se houver necessidade de realizar saques no período noturno, não se dirija sozinho ao caixa eletrônico. Leve um ou mais acompanhantes adultos com você e peça que aguardem fora da cabina, como se estivessem na fila.


Acompanhe sua conta


Solicite, periodicamente extratos da movimentação de suas contas, acompanhando os lançamentos e a correção dos saldos apresentados.


Em caso de furto ou roubo


Quando seu cartão for perdido, furtado ou roubado, comunique o fato imediatamente de seu banco para prevenir o uso indevido.


Ao usar o cartão de crédito


Ao efetuar o pagamento com cartão de crédito, procure acompanhar o processo de preparação do comprovante, evitando que o cartão permaneça longe de sua vista.

Quando o vendedor passar o certão pela máquina manual e amassar a fatura para jogar fora, sob a alegação de que o documento não foi bem decalcado, exija sempre que rasque em pedaços a fatura inutilizada.

Preste muita atenção quando o sistema utilizado for o eletromagnético. Uma pessoa desonesta pode passar seu cartão mais de uma vez sem que você perceba.

Solicite sempre sua via do comprovante de venda e confira o valor declarado da compra antes de assiná-lo.


Compras na Internet, os cuidados que você tem que tomar.


Os perigos em realizar uma compra online aumentam proporcionalmente ao crescimento do comércio eletrônico, empresas que vendiam apenas em comércios locais investem neste setor, mas nem sempre estão preparadas para a possível demanda, não possuem sistema de SAC eficiente, profissionais capacitados, entre outros problemas operacionais.
Apesar da vasta quantidade de empresas sérias e capacitadas no mercado, outro fator que gera insegurança é a facilidade em criar um comércio eletrônico, o órgão competente não possui controle sobre isso e existem inúmeras empresas fantasmas ilegalmente constituídas ou mesmo sem endereço físico.
Por estes motivos precisamos tomar alguns cuidados antes de realizar a compra, devemos pesquisar sobre a empresa e garantir que é um site confiável e honesto, se não houver esta preocupação, a sua compra pode se tornar um pesadelo, portanto siga essas dicas e compre tranquilidade.

Cuidado 1

Confira se a empresa, que esta interessado em comprar o produto, consta como não recomendadas na lista classificada pelo PROCON de São Paulo, divulgada em 2013.

Cuidado 2

Desconfie de preços muito abaixo de mercado, não existem milagres!!! Exija nota fiscal, pois somente com ela é que o fabricante vai ser obrigado a cumprir a garantia do produto, entenda o que é garantia do fabricante e a garantia legal.

Cuidado 3

Pesquise o nome da empresa na internet, se não achar nada, desconfie!!! Alguns sites para consultas:
Leia as observações positivas e negativas dos consumidores, verifique se a empresa costuma resolver os problemas.

Cuidado 4

Pesquise o domínio do site (Ex.: comprasnainternet.com.br) no registro.br, anote o CNPJ/CPF e pesquise na receita federal.
Com o CNPJ em mãos, pesquise na receita federal.

Cuidado 5

Ao achar o CNPJ, confirme se corresponde a informação que consta no site, se não corresponder, procure o endereço da loja no google maps no modo “street view”, verifique se a empresa realmente existe no endereço, caso não encontre, ligue para algum estabelecimento vizinho e pergunte a respeito da empresa, as imagens do google maps não são atualizadas frequentemente.