Infelizmente, existem mais funcionários “zumbis” do que possamos imaginar.
É preciso muito cuidado para que você não entre para essa estatística. Transformar-se em “zumbi” é um processo lento e gradual.
Porque funcionários se tornam “zumbis” e como identificá-los.
Penso que dentro das empresas existem líderes que adoram transformar pessoas outrora motivadas e comprometidas, em funcionários “zumbis.”
Quando os funcionários não são valorizados e reconhecidos e seus chefes focam apenas suas falhas, pode começar aí o processo de transformação. Ser reconhecido é uma das necessidades básicas dos seres humanos, já dizia Willian James há mais de cem anos. As pessoas querem mais do que um bom salário. Desejam oportunidades de crescimento, bom ambiente e líderes que valorizam seus esforços. Quando os funcionários percebem que o seu contributo cai em saco roto, a desmotivação é quase certa.
Se nada for feito, é bem provável que funcionários antes comprometidos, comecem a realizar suas tarefas de forma mecânica. Aos poucos, perdem a alegria. Ao saírem para trabalhar, deixam em casa suas mentes e sues corações, levando para a empresa apenas seus esqueletos. Aos poucos, viram “zumbis.” Apenas seus esqueletos perambulam pela empresa. Não se comprometem com nada. Ficam apenas a espera do fim do mês. As empresas pagam pelos seus braços e pernas, e se esquecem que suas mentes e corações poderiam vir de graça.
Se você não deseja ter funcionários “zumbis”, comece se perguntando o que têm feito para motivar e reconhecer seus funcionários. Não adianta implantar algo formal, obrigado, ou mesmo apenas para constar. Mostre que se interessa por eles, e pode se surpreender com os resultados.
Tenho dito!