1. Evite expressões
genéricas
As expressões que se associem de forma direta ao produto ou serviço, genéricas ou de uso comum não podem ser registradas como marca. E sem o registro, você não tem a exclusividade de uso e ainda vai concorrer com outros players usando as mesmas expressões.00:59TruvidfullScreen
2. Mantenha a
integridade
Não existe marca
forte sem integridade de propósito. Essa coerência precisa existir e
transparecer fortemente no negócio. Isso é o que fará com que ele tenha uma
identidade própria e diferenciada no mercado. Para isso, é necessário entender
a importância dessa essência, oferecendo algo de relevante no intuito de
atender às necessidades e desejos dos clientes que pretende conquistar.
3. Invista no
design
Imagem é tudo. Não
é só aquilo que você acha que está disposto a comunicar em uma rede social ou
propaganda, por exemplo. Construa um design que comunique os valores e a razão
de existir do negócio. A partir daí, dê coerência e faça essa mensagem
transparecer em tudo, do logo da marca, até o site e o local onde a empresa
atua, uniforme da equipe, absolutamente tudo. Nada pode estar ali por acaso. O
design precisa pensar na comunicação como um todo.
4. Se apaixone
por problemas
Não fuja dos
problemas. É aí que estão as chaves para a inovação. Mantenha-se atento a tudo
que o rodeia, sem criticar, sem julgar, sem comparar. Muitos empreendedores
perdem grandes oportunidades por desprezar informações aparentemente simples,
mas com detalhes que só os verdadeiramente atentos conseguem enxergar.
5. Cuide dos
multiplicadores da marca, clientes e equipe
Pessoas importam.
São elas que constroem o sucesso da empresa, pois nenhum líder sozinho, por
mais genial que seja, é capaz de ir longe. Clientes e colaboradores devem estar
alinhados ao propósito da marca. É isso que os tornam fãs e multiplicadores da
marca.
6. Estude e conheça
seu público
Em uma época onde
relacionamento e identificação são essenciais, conhecer o público é
fundamental. Ninguém se relaciona com quem não conhece. E ninguém se identifica
com quem não fala a mesma linguagem que você. Entenda quem é seu consumidor. O
que ele pensa e sente? Quem ele ouve, o que vê? O que fala e o que precisa
fazer? Conhecer profundamente seu cliente é uma ferramenta valiosa para saber o
que realmente irá interessá-lo. Como descobrir tudo isso? A internet é uma grande
aliada. Pesquise nas redes sociais, olhe dados de sites como Facebook Audience
Insigths, Analytics. E não fique só no online. Converse! Fale com clientes,
atuais, potenciais, antigos e da concorrência.
8. Olhe para dentro
Pare para pensar e
definir a sua empresa. Para que ela existe? O que ela faz? Como ela entrega?
Como é percebida? No que acredita e o que defende? Onde quer chegar? O que a
move? Qual é seu propósito? As resposta para estas perguntas são fundamentais.
9. Analise o
mercado
É importante saber
quem são os seus concorrentes. Veja o que oferecem, onde estão presentes, o que
eles têm feito, como têm se comunicado, que mensagem têm transmitido e em que
canais estão. E principalmente, entenda quais são seus diferenciais em relação
a eles e os espaços que você pode ocupar.
10. Monte seu
posicionamento
O posicionamento
determinará a maneira como sua empresa ocupará a cabeça do consumidor. Cabe
aqui um lembrete, posicionamento é muito mais que um slogan. É uma definição
que traduz os porquês, as diferenciações da sua marca e o que ela entrega.
Denilson Forato, consultor empresarial e de Marcas e Patentes