Pensar um nome para sua marca é
duro. Você está definindo toda a identidade de sua marca com uma única decisão.
É como dar um nome a uma criança: ela vai lidar com ele para o resto de sua
vida. Por isso atenção: esta decisão, tão significante, não deve ser feita de
modo apressado ou imprudente. Aqui vão alguns conselhos para ajudá-lo nesta
tarefa:
1. Escolha um nome que seja claro
O som e a sensação do nome da sua
marca devem sugerir o que ela é. Por exemplo, se a sua marca é NomNom, isto
sugere alimentos. NomNom não deve ser o nome de um software de serviços
financeiros. Isso seria confuso e não eficaz.
Para alcançar essa clareza, monte
uma lista de palavras-chave relevantes em sua indústria ou nicho. Se você
estiver criando um software de finanças, você poderá ter uma lista que inclua
"números", "planilhas", "contabilidade" ou
"livros". Uma mistura de palavras relevantes irá acionar o seu
cérebro para chegar a um nome relevante. Talvez seja assim que o Freshbooks
criou seu nome.
2. Faça o nome vender a
identidade da marca
Assim como o nome da marca deve
ter clareza, ela também deve ser descritiva. O nome deve descrever a indústria
do negócio, atitude, abordagem e metas. Isto não significa que o nome de sua
marca deve apenas indicar o produto ou serviço. Ele deve mais: precisa ser
capaz de capturar a essência, a experiência e os benefícios da marca. A Amazon, por exemplo, escolheu um nome que
sugere crescimento sólido e serviço abrangente. Minha marca, Quicksprout,
sugere crescimento rápido (do adjetivo quick, no inglês).
3. Precisa ser um nome fácil de
lembrar
O cérebro humano é notoriamente
ruim para lembrar nomes. Por quê? O cérebro armazena nomes em sua memória de
curto prazo ou de trabalho. Na vida normal, nossa memória de trabalho pode ser
comparada a nossa área de trabalho. Ela mantém as informações em que estamos
trabalhando por um tempo, mas tem muitas janelas abertas e o sistema começa a
falhar.
A desvantagem da memória de
trabalho é que não podemos acompanhar tudo de uma vez, então, esquecemos as
coisas. Para ser fácil de lembrar, uma marca deve contrariar a tendência do
cérebro easy-in-easy-out (prático e simples). Como fazer isso? Ancorando o nome
da marca a outro sentimento, atitude ou sensação.
Existem diferentes tipos de
memória. Se o nome da sua marca pode estimular dois tipos de memória – digamos,
uma sensação física e uma memória emocional – então será mais provável do
cérebro se lembrar dela.
4. Curto: Precisa ser fácil para
lembrar (parte 2)
Os pesquisadores afirmam que o
cérebro não pode manipular muitas informações de uma só vez. Embora a
capacidade final do cérebro seja virtualmente ilimitada, ele ainda enfrenta
desafios em armazenamento, processamento e retenção de bits selecionados de informações
simultâneas. Portanto, não sobrecarregue o cérebro com muita informação. Um
breve nome de marca impulsiona a memorização, a fluidez da fala e a
atratividade. Exemplos: Uber, IBM, Buffer, Apple. A brevidade é mágica.
5. Simples: Crie um fácil para
escrever
Não tente ser atraente criando um
nome de marca que é um erro ortográfico de uma palavra comum. Isso só vai
confundir as pessoas e evocar más lembranças e erros desagradáveis de
ortografia. Mas você pode sim ter alguma flexibilidade. Exemplo: se seu erro
ortográfico for tão drástico que você essencialmente crie uma nova palavra,
pode ser uma boa. Hipmunk, por exemplo,
é um nome de marca que abate a ortografia, mas viola a expectativa ou gramática
convencional. O site de viagens e reservas de voos tem um pequeno Chipmunk
(esquilo) de mascote.
6. Moderno: Não siga sugestões
desatualizadas
Um nome de marca deve ter uma
sintonia com a moda atual caso ele queira se conectar com pessoas modernas. Mas
isso não quer dizer que deve ser só o nome da moda. Por que não? Porque um nome
de marca que está na moda hoje pode ser completamente desatualizado amanhã.
Você quer ter um nome que vai durar pelos próximos cinco anos - e mais.
Um conselho para a criação do
nome de uma marca inclui a identificação de nomes de domínio disponíveis e a
escolha do nome da sua marca com base nisso. Isto é mais importante hoje do que
já foi antes - particularmente devido aos avanços da otimização de sites e
registros de marcas.
Você ainda deve escolher o nome
de domínio estrategicamente. De todo modo, não enfraqueça sua marca com base na
disponibilidade de nomes de domínio.
7. Único: Sim, ter que ser único.
Existem razões neurológicas
fundamentais para que o nome da sua marca seja único. Desde que não for algo
descontroladamente bizarro, um nome único de marca pode ficar na mente das
pessoas. No entanto, as razões comerciais para um nome único de marca são ainda
mais atraentes. Quando uma empresa entra no mercado, ela compete por um espaço
entre um determinado público alvo. Se ela falhar em chamar sua atenção, está
condenada. Além disso, à medida que os registros da marca aumentam no espaço de
marketing digital, a própria existência da marca depende de sua identidade
única.
Você não vai subir no ranking e
ser encontrado nos sites de busca se escolher uma palavra simples como
"faísca" ou "martelo". Você deve se diferenciar criando uma
palavra inteiramente nova ou uma combinação de palavras que não quebre as
regras cardinais de Simples, Curtas e Memoráveis.
8. Atraente: O nome da marca deve
se conectar com seu público alvo
Dizer que o nome de uma marca
deve ser “atraente” é um conselho bem simples. E óbvio, correto? Mas vou
explicar porque aconselho isto: o nome de uma marca não deve meramente ser
“atraente” no geral (isso é difícil de realizar), mas deve sim ser atraente
para o público alvo da sua marca em particular.
Assim, para surgir com o nome de
marca perfeito, você deve primeiro considerar quem é que você está tentando
alcançar. Que língua essas pessoas falam? Qual estilo delas? Idade? Renda?
Educação? Nível de sofisticação? Quais são seus interesses? Perspectivas
religiosas? Preferências de marcas?
Pegue a marca VineMofo. Esta
marca controla a população milenar, progressista e moderna; elas não estão
direcionando seus serviços para apreciadores de vinho mais velhos - não com o
nome de marca como este.
Eu recomendo não escolher uma
palavra de vocabulário rudimentar e padrão. Uber pode ser perdoado porque não é
uma palavra comum. Apple pode ser perdoado, porque eles são, bem, gigantes.
Crie sua própria palavra a partir
de duas palavras já existentes. O nome da sua marca é um produto em si. Você
tem que vendê-lo. Ele comunica o valor, a finalidade e a identidade do seu
negócio. Quando você pode conectar com êxito os pontos entre o seu público-alvo
e o nome da sua marca, então você vai alcançar algo atrativo de fato.
9. Durável: Mais do que apenas
seu próprio nome
Seria bom se sua marca fosse
sobreviver sem você. Uma marca pode ter um efeito revolucionário sobre uma
geração. Quando essa marca está intrinsicamente ligada a um único indivíduo, é
menos provável que perdure. Com todo o
respeito devido a Walt Disney, eu sugiro escolher um nome que possa ficar ao
seu lado de você, acompanhá-lo, e permanecer muito depois que você se foi.
Conclusão
Quando você escolher um nome,
fique com ele. Chega um momento na vida de cada startup que elas enfrentam uma
crise de identidade. Vem uma mudança no produto, vem o marketing online, surge
uma nova consciência, estratégia ou algum outro aspecto fundamental do negócio
começa a pesar. Você pode mudar sua marca, ajustar seu logotipo e mudar sua
abordagem, mas tente não mudar o nome do negócio. Isso cria enorme desconforto.
Por esta razão, escolha um nome
de marca que você adora – além de satisfazer todos os requisitos acima. O nome
deve lembrá-lo de por que você iniciou o seu negócio e transmitir comunicação
de modo a emocionar seu público. Pronto para escolher o nome da sua marca?