Abaixo listei cinco itens importantes:
1º Descubra mais sobre você
O que você valoriza, do que gosta, quais habilidades o tornam uma pessoa diferenciada. Nesta investigação sobre você, procure também identificar comportamentos que gostaria de mudar.
2º Como você se vê?
Você é capaz de fazer uma avaliação positiva sobre si mesmo? Criar uma autoimagem positiva sobre si é fundamental. Afinal, como transmitir confiança sem acreditar em si mesmo? Fazer uma autoavaliação é parte importante do processo evolutivo.
3º Afaste-se do destrutivo
É muito difícil romper, não é mesmo? Mas será preciso. Amizades interesseiras, gente grosseira e pessoas que não acrescentam nada de positivo às nossas vidas devem ser eliminadas. Talvez seja doloroso assumir, mas há relacionamentos que somente contribuem para nossa estagnação ou declínio.
4º Defina metas
Disse Sêneca: "Não há vento favorável para aquele que não sabe aonde vai." É a mais pura verdade. Uma pessoa sem metas definidas está sujeita as intempéries da vida. Já quem possui objetivos específicos consegue com maior facilidade traçar planos para alcançá-los.
5º Obtenha autonomia
Pessoas dependentes estão sempre insatisfeitas e, com muita facilidade, culpam os outros por seus insucessos. Portanto, pense como é bom ter liberdade para escolher. Obviamente muitas pessoas não optam por uma vida plena; afinal, liberdade requer responsabilidade, não é? Obter autonomia ajuda você a desenvolver mais sua autoconfiança e, consequentemente, tornar-se uma pessoa mais assertiva.
Lembre-se da frase de Alice Walker: “Não pode ser seu amigo quem exige seu silêncio ou atrapalha seu crescimento.” Portanto, não se engane, seja o seu melhor amigo, eliminando de sua vida o que te prejudica.