segunda-feira, 2 de junho de 2014

Sistema deseducacional do Brasil


O Xeque mate do ensino
O Xeque mate do ensino, sistema deseducacional!
No Brasil as atividades essenciais, que deveriam ser providas pelo estado, pois são custeadas pela população (impostos), são em sua maioria terceirizadas, tais como saúde, educação e transporte.
Aqui o transporte sempre é pago, e a preço de ouro, diferente dos Estados Unidos por exemplo. Em Nova Iorque é possivel comprar um cartão magnético por alguns dólares, que dá direito a usar o sistema de transporte público (trem, ônibus e metrô) quantas vezes desejar por uma semana. Isto sem contar que a barca que liga Nova Iorque a State Island,  tipo uma Rio-Niterói é totalmente gratuita. Dizer que nesta mesma barca,  uma menina usa tranquilamente em seu Lap Top Sony Vaio reluzente é esculachar demais nossa segurança pública do Brasil , é bater em cachorro morto. É possível imaginar uma cena destas na Barca Rio Niteroi? ou em algum ônibus em São Paulo?? Pq D.Pedro - S.Mateus????
Voltando para a educação, que é o tema  no mínimo inusitado, trata-se de uma familia onde os filhos foram educados em casa, o nosso estado burocrático não aceita que os filhos sejam educados em casa, mas nas inúteis escolas públicas com aprovação automática pode né? 
Eu também gostaria de ver os alunos de nossas escolas públicas, principalmente as de São Paulo, prestarem algum concurso à bolsa e passarem sem esforço, afinal temos de ter uma referência, ou será que o estado nos vai negar esta oportunidade de mostrar ao público o quanto falido anda nosso sistema educacional?  Um sistema educacional praticamente identico ao existente no século passado, um modelo onde  o professor fala e os alunos ouvem, onde os alunos não são estimulados à discutir, interagir, pesquisar, um sistema educacional onde os alunos não aprendem a aprender. Um sistema educacional refratário às inovações tecnologicas, onde dispositivos eletrônicos como celulares, laptops dentre outro são sumariamente proibidos por leis de todas as esferas, produzidas pelos dinossauros do legilativo sob o aplauso nervoso dos educadores não menos jurassicos. Isto desestimula os alunos, e eles querem é ficar em casa, faltam mesmo, estão mais aprendendo na Discovery Channel, do que com uma professora de sessenta anos, que quer usar a palmatória.
Um sistema educacional orientado à provas, o aluno não é avaliado ao longo do curso, ele não aprende a construir sua imagem e sua carreira, ele aprende a fazer prova, decoreba, aprende só para tirar nota,  só se interessa pela aula na véspera da prova, no restante do tempo é tudo festa. Depois todo mundo fala que o Brasileiro deixa tudo para a última hora… Lógico!!
 Fomos educados assim, nosso sistema “deseducacional”  nos fez assim.