Dilma Roussef (PT) foi reeleita presidente do Brasil. Onde investir seu dinheiro agora?
O mercado financeiro, que demonstrou preferência pelo candidato Aécio Neves (PSDB), pode, num primeiro momento, exigir taxas maiores de juros para comprar títulos públicos e derrubar as ações da Bolsa, num cenário que levaria também a um aumento do dólar.
Veja, a seguir, as indicações dos especialistas sobre onde investir agora:
AÇÕES
Cautela com a Bolsa. Evite as estatais até que sejam verificadas as denúncias.
POUPANÇA
Só é válida se o investimento total for baixo (menos de R$ 5 mil) e com um horizonte de curto prazo (até 6 meses). Fora dessas condições, ela não é vantajosa.O investimento só se justifica pela falta de conhecimento de opções mais vantajosas como Tesouro Direto.
TÍTULOS PÚBLICOS
Compre títulos indexados à inflação, que deve se manter elevada. Títulos pós-fixados também são aconselháveis. Sugiro comprar NTN-Bs, papéis indexados à inflação, com prazo até o final do governo Dilma. O investidor deve definir uma estratégia e alocar, de acordo com objetivo, prazo e perfil de risco, uma parte em renda fixa, uma parte em títulos que protegem da inflação e uma parte em renda variável.
CUIDADO COM A BOLSA
Caso o comportamento da Bolsa seja de grande estresse neste primeiro momento, com queda acentuada, o conselho é manter a calma e não sair vendendo.
"Tem que ter sangue frio e analisar cada empresa antes de vender ou comprar". Em resumo: "Não se deve fazer grandes movimentos em meio a uma crise psicológica."