1 - Não compreender os objetivos da empresa:
Os profissionais devem compreender os objetivos das empresas, isso é o
mínimo. Quando se você está desconectado desses objetivo, é possível
que se torne um funcionário pouco inovador. Fazer apenas o que é pedido
não é suficiente. Conheça as necessidades da empresa e faça com que ela
cresça.
2 -Não se fazer necessário:
2 -Não se fazer necessário:
Faça uma pergunta a você mesmo: “Se eu me demitisse amanhã, essa
empresa sofreria com a minha ausência?” Seja honesto. Se a resposta é
“não”, então talvez a própria companhia saiba que o quanto seu trabalho
pode ser substituído. Ter segurança no emprego é resultado de um
trabalho bem feito e aceitar grandes responsabilidades.
3 -Não ter um melhor amigo no trabalho:
3 -Não ter um melhor amigo no trabalho:
Pesquisas mostram que ter um “melhor amigo no trabalho” faz com que
você se sinta mais feliz, mais positivo e aumenta a probabilidade de
você se manter no emprego. Quem tem um parceiro fiel no ambiente
profissional é mais engajado. Apesar disso, apenas 30% das pessoas
possuem um melhor amigo no trabalho.
4 -Seja você:
4 -Seja você:
O bom profissional é sempre honesto em relação a sua personalidade,
esta é a melhor maneira de progredir e se manter produtivo. Como Steve
Jobs conseguiria se manter produtivo ou Mark Cuban tomaria suas
decisões? Essas atitudes estão ligadas a um estilo próprio. Seja a
melhor versão de você, sempre!
5 -Não descansar:
5 -Não descansar:
Muitos profissionais acreditam que não pausar é sinal de
produtividade e sucesso. Porém, a falta de um descanso pode mitigar o
potencial de um profissional. O funcionário que trabalha excessivamente
se transforma é zumbi, infectando todos ao redor.
6 - Colocar limites em si mesmo:
6 - Colocar limites em si mesmo:
Nós quase nunca alcançamos o que imaginamos para nós. Muitas pessoas
costumam dizer o que podemos ou não fazer. Então, essas vozes acabam
limitando a capacidade do profissional acreditar em si mesmo. Essas
dúvidas se tornam uma profecia. Tenha sempre em mente que o seus limites
profissionais são a sua imaginação e o esforço que você dedica a sua
carreira.
7 - Esquecer o consumidor:
7 - Esquecer o consumidor:
As pessoas mais importantes para você estão gastando dinheiro nos
seus produtos e serviços. Quanto tempo do seu dia de trabalho você
dedica a elas? Provavelmente, não o bastante. Negócios que não se
conectam com os consumidores são os que morrem mais rapidamente. Comece o
seu dia focando nos clientes e você nunca errará. (Dica: Leia
“Delivering Happiness”, escrito por Tony Hsieh).
8 - Não agir como um chefe:
8 - Não agir como um chefe:
Os gestores deve convidar os profissionais a
imaginarem que são o CEO, ao menos por um dia. Qual estilo de liderança
você assumiria, se estivesse nessa posição? Esse é o mesmo senso de
urgência que você precisa para ser bem sucedido nas suas funções.
9 - Pensar que as pessoas não estão avaliando sua performance:
9 - Pensar que as pessoas não estão avaliando sua performance:
O profissional deve ter em mente que está sendo constantemente
avaliado. As pessoas observam como você se comporta como membro de uma
equipe. Se não está enganando os colegas. Só por que você não tem
recebido feedbacks negativos, não significa que as pessoas achem que
você está fazendo um bom trabalho. Seus parâmetros devem ser mais altos
que os dos outros. Julgue a si mesmo diariamente.
10 - Não se fazer querido:
10 - Não se fazer querido:
Em um mundo ideal, todos os ambientes corporativos são compostos por
pura meritocracia. Mas nós somos organismos sociais. As pessoas gostam
de trabalhar com aquelas que são agradáveis de se ter por perto.
Considere este cenário: A gestão de uma companhia precisa fazer cortes.
Se existem dois profissionais com uma performance parecida, porém um é
temperamental e o outro gentil. Quem será o escolhido para ficar?
11 - Levar problemas para o lado pessoal:
11 - Levar problemas para o lado pessoal:
As vezes gastamos muita energia em chateações. Quando encaramos um
conflito ou um feedback crítico, nossa primeira atitude deveria ser: “O
que posso fazer para melhorar?”. Entretanto, muitos ainda enxergam o
criticismo como uma questão pessoal. Então, mesmo que você discorde com
uma abordagem, se esforce para manter a diplomacia no ambiente de
trabalho.
12- Não se manter no auge da empresa:
12- Não se manter no auge da empresa:
Dedique parte das suas horas para ler sobre as novidades da empresa
em que você está inserido, seja ela tecnologia, moda ou móveis.
Acompanhar as tendências é fundamental para criar novas ideias e
perspectivas.
13 - Esquecer os fatores mais importantes:
Qual é a coisa mais importante que você pode fazer para impulsionar a
sua companhia para frente. Escreva todos os dias quais são os fatores
que você precisa trabalhar para alcançar seus objetivos. Nós dedicamos
muita energia a tarefas desnecessárias e esquecemos as questões mais
importantes.
14 - Confiar no emprego de carreira:
14 - Confiar no emprego de carreira:
O profissional precisa desenvolver suas habilidades pensando no
próximo emprego. Pergunte a você mesmo: “Se eu for demitido, será que
encontraria um bom emprego em ao menos três meses?” Se a resposta for
não, você está despreparado para a economia moderna. Esteja sempre
preocupado com a próxima etapa da sua carreira, seja ela voluntária ou
não.