Não adianta tentar tapar o sol com a peneira. Há realmente no meio
empresarial um preconceito com pessoas que tenham idade superior a 45 anos.
Agora entender o porquê desse preconceito é a solução para reverter a situação e principalmente conseguir um emprego com essa idade. Foi o que fez meu amigo "X" depois que descobriu que apenas disposição não estava sendo suficiente para convencer um recrutador de que ele era o profissional certo. Ele percebeu também que em alguns casos existia uma dúvida muito grande sobre a capacidade de aprendizado que ele tinha para a carreira.
Isto significa dizer que as empresas passaram a se questionar se uma pessoa com mais de 45 anos não estava apenas disposta, mas se teria capacidade para aprender coisas novas no ambiente de trabalho, e isto tem nome: tecnologia, informática. As empresas querem saber se você profissional que tem mais de 45 anos não tem medo do computador, se você consegue não apenas conviver com emails, mensagens e tudo mais, como também consegue desenvolver o seu trabalho explorando todos os recursos que o sistema e os equipamentos podem oferecer.
Muitos profissionais acabam perdendo o emprego por que se recusam categoricamente a evoluir. Eles dizem que sempre trabalharam daquele jeito e que não é com a tecnologia que irão evoluir ainda mais. Nessas horas a pessoa demonstra claramente que não se trata mais de querer ou não querer, simplesmente ela não tem o que é fundamental para o meio empresarial hoje em dia: capacidade para aprender.
Tenho mais de 45 anos, mas conheço muitos profissionais de 20 e de 30 anos que não valem a poeira do meu sapato!
Tenho dito!