Corretores de imóveis fazem extratos bancários falsos em São Paulo
Para conseguir a aprovação no programa, é preciso ter renda bruta de no máximo R$ 5 mil
O programa do governo federal "Minha Casa, Minha Vida" é alvo de fraude em São Paulo. Foi que ouvi hoje na Rádio Bandeirantes às 8:00 indo para o trabalho. Corretores (bandidos) de imóveis oferecem extratos bancários falsos para que clientes que não têm baixa renda possam conseguir o financiamento do programa.
A corretora (bandida) explica como funciona o processo. “Você vai me passar só os dados da sua conta. Eu tenho um amigo que faz o extrato. Tem do Itaú, do Bradesco, tem de tudo (risos). Hoje eu vou pegar os dados da sua conta e vou mandar fazer os extratos”.
Quando questionada pelo jornalista se a fraude não renderia algum tipo de problema, ela responde. “Eu sempre fiz isso. Não é a primeira nem a última vez que eu vou fazer. É o jeitinho brasileiro. Se a gente dá esses jeitinhos, imagina os caras lá de cima os jeitinhos que [eles] não dão (risos)”.
O programa Minha Casa, Minha Vida foi criado pelo governo federal para permitir que famílias com baixa renda, por meio de incentivos fiscais, conseguissem comprar a casa própria.
Por isso, o cadastro do participante só é aprovado pela Caixa Econômica Federal após uma análise da renda do interessado. Para conseguir a aprovação, é necessário ter renda familiar bruta de, no máximo, R$ 5 mil. Desde 2011 já foram entregues mais de 1,2 milhões de moradias.
Pergunto e ai CRECI-SP? Que vai fazer? Cobrar taxas, ok? Fiscalizar fraudes não?????