domingo, 4 de agosto de 2013

Como um funcionário deve comunicar a empresa seu desejo de demissão?

Enfrentando o embaraço

Sempre que for necessário apresentar uma mensagem para alguém que não espera por uma notícia, é muito importante antes entender e tentar prever as possíveis reações que a pessoa irá oferecer. Explico o caso de um funcionário que depois de receber muito apoio e auxílio por parte da empresa, resolve pedir demissão. Essa situação é extremamente embaraçosa porque de um lado há o funcionário que não quer passar a imagem de alguém ingrato, que não reconhece toda a ajuda que recebeu na vida, e de outro lado, está a empresa que depois de ter investido tanto naquele profissional jamais espera que ele venha a pedir demissão. 
 Gratidão e angústia
Na cabeça do empresário, a gratidão, o reconhecimento, a reciprocidade do funcionário é algo inequívoco, é algo que jamais deixará de acontecer. Do lado do funcionário está o constrangimento por ter recebido apoio para sua carreira por parte da empresa, mas muitas vezes sem ter pedido essa ajuda. Nessas horas não há outro caminho senão falar a verdade, que deve ser dita de forma completa, pois essa é a diferença entre boas conversas e conversas complicadoras. Falar a verdade de maneira completa é primeiro um funcionário destacar para a organização toda a gratidão que sente, e também toda a angústia que sente diante de uma situação que para ele é extremamente constrangedora, que é, infelizmente, pedir demissão.
Sempre a verdade
Não importa o motivo da demissão, o que interessa é que o funcionário procure demonstrar de maneira verdadeira e sincera qual é a sua linha de raciocínio. Ele poderá se surpreender com o grau de maturidade de seus gestores, que não apenas poderão compreendê-lo como ainda apoiá-lo. Por isso, meu amigo (a), preste atenção quando for necessário emitir uma mensagem que a outra parte não espera. Fale a verdade, mas fale toda a verdade!