O hábito de assistir televisão tornou-se, praticamente, um ritual nos lares brasileiros. Cultuada, a novela dita moda, linguagem, hábitos e contribui para a alienação de seu público. A imagem de um “mundo perfeito” mostrada nas novelas dá uma visão distorcida da realidade. Os padrões difundidos são copiados e seguidos, porém, as pessoas não conseguem adaptá-los a uma vida real, o que gera ansiedade, angústia e frustração. É construída, então, uma imagem ilusória de um mundo perfeito, romântico, mas irreal. O costume de assistir novelas se estabeleceu a partir do momento em que o público foi se identificando com os personagens da trama, podendo essa influência ajudar, como novelas que trazem hábitos saudáveis e de boa conduta, ou influenciar de maneira ruim, como aquelas que espetacularizam a violência, a prostituição, os golpes,etc. Com a abordagem de temas mais polêmicos, as pessoas sentem mais liberdade de criticar e expor suas opiniões a respeito de determinados assuntos, que antes eram considerados tabus.
Espelhando-se nos protagonistas, os jovens os idolatram. Os galãs de novela são para as meninas os estereótipos de homem perfeito e para os rapazes os modelos a ser seguido. O mesmo acontece com as meninas, observam as atrizes e buscam seguir seu estereótipo, o que significa um risco para sociedade, principalmente quando se trata de adolescente. A televisão tem significativa importância no comportamento de seus telespectadores. O problema não é assistir à telenovela, mas é necessário o desenvolvimento de um senso crítico que nos permita escapar do mundo fantasioso criado pela teledramaturgia. O povo precisa de valores reais para viver uma vida real.
As tramas possuem um poder de entretenimento absolutamente incontestável. Sobre a influência das telenovelas, os telespectadores mudam de comportamento, modificando ou criando costumes. Além da história envolvida nas novelas, as roupas, os acessórios e os tipos de cabelos utilizados pelos personagens fazem um grande sucesso e são capazes de ditar moda. Geralmente, tem algo que chama atenção para as mulheres ter ou fazer igual. As novelas que mais costumam fazer sucesso, em termos de lançar moda, são aquela que trouxe a moda de acessórios de origem árabe, aquela que mostrava a cultura do povo indiano, dos turcos, dos judeus, dos italianos, etc.
Quando uma expressão curiosa surge num dado programa de televisão e passa a fazer parte da vida do telespectador, ela é chamada de bordão e é inserida na maneira de agir das pessoas. O prazer específico de usar um bordão do momento faz com que as pessoas se sintam mais familiarizadas ou identificadas com o personagem que o popularizou.
Alguns telespectadores não separam o real da ficção, confundindo muitas vezes o ator com personagem que ele interpreta, ou a situação vivida nas mansões, carrões, vida de executivo, etc. E querem viver igual!
Novela é fantasia só isso! não fiquem babando neste ou naquele assunto! Assista se gosta,se não gosta use o controle remoto e mude de canal! Na era da TV a cabo, existem em média, 200 canais para você assistir!