domingo, 4 de agosto de 2013

Tenho pressa em construir minha carreira e ganhar muito dinheiro?

Esses dias, no café na empresa , um jovem me abordou dizendo que precisava e queria crescer rápido na carreira. Queria ganhar muito dinheiro em pouco tempo e estava disposto a fazer tudo que eu lhe dissesse para acelerar ainda mais esse processo. Olhei para o jovem e esclareci que ele tinha um ponto forte e um ponto fraco. Perguntei-lhe qual deles ele gostaria de conhecer primeiro. Rapidamente ele pediu o ponto forte porque queria receber um elogio logo de cara. Disse-lhe que o ponto forte que se destacava tão logo ele começava a falar era a força de vontade.

Esse jovem amigo realmente demonstrava uma intenção muito grande de vencer na vida. Entretanto, mostrei-lhe que o ponto fraco, que acabava destruindo por completo esse ponto forte, era a ansiedade, era a necessidade de que as coisas acontecessem muito rapidamente. Nem bem terminei de falar e ele logo me foi dando exemplos como o de Mark Zuckerberg, o fundador do facebook, de Bill Gates na Microsoft e de tantos outros empreendedores que o inspiravam a continuar acreditando que em pouco tempo, com muita dedicação ele atingiria o sucesso.

Sem desmerecer da genialidade dessas pessoas, tentei lembrar a esse jovem que a diferença entre um louco e um gênio está numa única palavra: sucesso. E que embora ele tivesse muitos exemplos para mostrar, de pessoas bem sucedidas, de empreendedores de sucesso, haveria sempre para cada um deles, um milhão de outros que tentaram e não conseguiram. Ele jovem estava correto em tentar se espelhar naqueles que acertaram, porém estava cometendo o mesmo erro que outros um milhão de jovens cometem todos os dias: o erro de não aprender com o erro dos outros.