Vivemos num mundo onde cada vez mais precisa-se saber cada vez menos para ser fazer alguma coisa. Se você duvida disso, pense em alguma coisa que você queira fazer e não sabe por onde começar. Agora vá até o Google e digite “Como começar a …” e veja a quantidade de respostas que vão aparecer para você. Simples assim.
Em breve o modelo educacional atual não servirá de mais nada uma vez que a molecada irá “perguntar” cada vez mais aos mecanismos de busca do que aos próprios pais e professores. Se você duvida disso, escute essa história que aconteceu aqui em casa:
Recentemente nossa sobrinha de seis anos, estava em nossa casa e, enquanto minha esposa fazia alguma coisa na cozinha, ela perguntou: “Tia , as sereias existem?”. Minha esposa engoliu a seco, pois não sabia se já era a hora de falar a verdade, e respondeu: “Sim. Elas existem se você acreditar nelas.”. Prontamente ela respondeu: “Hummm entendi… Bom, podemos ver depois na internet se elas existem mesmo?”.
Então, como podemos fazer a diferença num mundo onde as pessoas precisam saber cada vez menos? Simples, agregue valor e multiplique os resultados.
Por mais que as pessoas possam aprender qualquer coisa pela internet, elas estão perdendo o senso crítico e, principalmente, não sabem em quais informações podem confiar. Provavelmente vão tentar umas duas ou três soluções antes de encontrar a que efetivamente funciona para elas. Sua função, ao agregar valor ao processo, será a de saber quais informações são confiáveis e, principalmente, quando não tiver certeza da origem da informação, saber onde encontrar uma boa indicação.
Depois de agregar valor ao processo, o outro ponto chave para alavancagem do sucesso profissional é a multiplicação de resultados. Ou seja, como você conseguirá fazer o dobro pela metade. Como entregar mais produtos, gastando menos do que antes? Como atender mais clientes, com menos atendentes? Resumindo, como ser mais eficaz e efetivo no processo? Para isso você deverá desenvolver ainda mais seu senso crítico e também sua capacidade de enxergar além do que está sendo apresentado à sua frente.
Um bom exemplo de que a solução está além do problema é demonstrado no filme “Patch Adams – O Amor é Contagiante” quando o milionário que se internou no hospício propositalmente coloca quatro dedos à frente de Patch e pergunta: “Quantos dedos você vê?”. Surpreendido com a pergunta Patch responde que são quatro e o milionário diz que a resposta está errada. Mais à frente no filme o milionário explica que Patch precisa ver “além do problema” para encontrar a solução e sugere que ele foque sua visão além dos 4 dedos. Quando ele faz isso, sua visão embaça um pouco e ele percebe que, ao invés de 4 dedos, ele começa a ver 8, que é a resposta correta. Se você focar no problema, verá apenas mais do mesmo problema.
Nosso mundo está mudando. Uns dizem que é para melhor, outros para pior. Eu prefiro não fazer qualquer tipo de julgamento a respeito. Meu único foco é me adaptar o mais rápido possível à mudança e aproveitas ao máximo os benefícios dessa nova era.
“A única que coisa que não muda é a mudança em nossas vidas.”