Essa semana, percebi, em várias ações de pessoas que conheço, a tendência de queremos buscar o caminho mais rápido para resolvermos determinados problemas.
Essa atitude vai desde um amigo que não gostou de um determinado livro de autoajuda sobre educação financeira por não trazer “nenhuma fórmula” para ser bem sucedido no mercado financeiro a uma amiga que contratou um “assistente pessoal” para resolver seus problemas de “sobrecarga de trabalho”.
O que mais me impressiona é o fato de que as pessoas não querem pagar o preço para aprenderem uma nova habilidade. Elas querem, como num passe de mágica, que outras pessoas, ou livros, deem a elas uma solução rápida e duradoura para seus problemas.
Você, leitor, acredita que isso possa realmente acontecer? Será que um simples livro ou assistente será capaz de resolver todos os seus problemas? Será que não terá que investir tempo para aplicar os conceitos demonstrados nos livros para ter sucesso financeiro? Será que será mais produtivo somente pelo fato de poder contar com um assistente pessoal? É claro que não!
Vivemos numa sociedade que se esqueceu de um conceito muito simples para ser bem sucedido em qualquer área da vida: SER, FAZER e TER.
Antes de qualquer coisa, precisamos SER a pessoa que gostaríamos de nos tornar. Quais as qualidades de um bom gestor financeiro? Quais as qualidades de um gestor de equipes? Preciso reunir essas qualidades e começar a SER uma pessoa com as mesmas.
Agora que eu sei quem quero SER, preciso FAZER o que esta nova pessoa deveria estar fazendo. É aqui que as pessoas costumam tropeçar, e muito. Elas não querem fazer o trabalho duro e aprender com a dedicação o ofício que precisam FAZER. Elas não querem investir o tempo necessário fazendo as análises financeiras, ou otimizando ao máximo suas rotinas para pode ter domínio do problema e aí então passar para outra pessoa fazer. Outro dia ouvi uma frase bem interessante que dizia o seguinte: “nossos filhos QUEREM TER a mesma qualidade de vida que nós temos, sem FAZER nem um terço do que fizemos durante nossa vida”. É a mais pura verdade!
Se você se tornou a pessoa que gostaria de SER e também começou a FAZER o que essa nova pessoa deveria estar fazendo, com certeza você vai começar a TER os resultados que este tipo de pessoa tem. Essa é a ordem natural das coisas. Ela é IMUTÁVEL pois é uma LEI regida pela natureza do universo. É impossível TER uma macieira, sem FAZER a plantação de sementes que SEJAM de macieiras. Ditados com “quem semeia vento, colhe tempestade” ou “aqui se faz, aqui se paga” deixam bem claro este conceito.
Pare um pouco e pense neste conceito. Olhe para seu histórico de vida e veja se você em algum momento conseguiu quebrar esta regra. Quanta energia você desperdiçou tentando conseguir as coisas de forma rápida e a LEI UNIVERSAL te vez voltar para o processo do SER, FAZER e TER?
Se você quer o sucesso verdadeiro, se preocupe em SER a pessoa com as habilidades necessárias para FAZER o que precisa ser feito. Dessa forma você TERÁ tudo o que desejas de forma sólida e eficaz. Afinal de contas, como dizia Scolástico: “Se todos os dias dermos cinco machadadas numa árvore muito grande com um machado muito afiado, eventualmente, mesmo que a árvore seja mesmo muito grande, ela irá cair.”
SEJA quem você precisa ser, FAÇA o que você precisa fazer e TERÁS o que desejas ter.