Desde que o mundo é mundo a politica influi na vida de todo cidadão em que pese a grande maioria não se dá conta disto, achando apenas que o processo eleitoral serve somente para externar paixões, assim como no futebol.
Esta formatação politica eleitoral, deixa que o processo democrático se torne uma grande caçada de obtenção de voto, onde não são analisadas questões básicas de um processo eleitoral rico e transformador, que acabe por encurtar as diferenças sociais e deixando que o mundo seja mais justo, fraterno e mais igual.
Não querendo julgar os resultados de governos, nossa politica empobrece a cada eleição. Antigamente, basta rememorarmos um pouco, o envolvimento politico da sociedade se dava por causas muito bem definidas, como é a luta contra a ditadura, eleições diretas, o direito a mulher de votar, as consolidações das lei trabalhistas, etc…
A cada bandeira levantada, partidos tomavam frente, pessoas (politicos) assumiam compromissos e assim, quando vitoriosos nas eleições as propostas defendidas eram colocadas em pratica resultando em uma verdadeira transformação social.
Hoje, em virtude deste modelo eleitoral adotado, o processo democrático eletivo tornou-se um jogo predatório na conquista do voto.(vide eleição de 2012)
Acabaram-se as bandeiras de lutas sociais, surgiram as bandeiras de interesse individuais ou de grupos, médicos, advogados, dentistas até o famigerado PCC tem os seus .
Nossos representantes não assumem compromissos transformadores da sociedade, prometem apenas beneficios paternalistas às camadas pobres de nossa sociedade há não ser que seus marqueteiros digam da necessidade de outras propostas apuradas através de pesquisas, para convencimento do pobre eleitor, que acaba até achando ter encontrado um candidato que pense como ele próprio´
Não existe mais no processo eleitoral, uma "discurssão" sobre a qualificação do candidato, quais suas propostas? Plano de governo? etc.
A falta de um processo eleitoral mais justo acaba afastando centenas de pessoas interessantes a vida pública, que se recusam a participar deste modelo eleitoral, ou, por não ter condições financeiras para poder competir de forma igual, e desta forma perdemos a oportunidade de novas experiências de administração pública.
Um verdadeiro abusurdo, não somos cidadezinha de interior, da época de coronéis, temos uma universidade que despeja anualmente milhares de bachareis nas mais diversas áreas, somos uma das maiores cidades do Brasil, e nossa politica sofre com a falta de lideranças, parece até que renovação politica só quando os politicos atuais acharem que esta na hora de seus filhos ou netos tomarem seus lugares.
Esta na hora de pensarmos em uma verdadeira renovação politica, esta na hora de novas lideranças, 2.014 e 2016 se aproxima, quem serão os candidatos, quais seus compromissos com a população, e não menos importante se realmente querem o cargo pleiteado.
É verdade, pois durante o processo eleitoral dizem aos eleitores a importância de uma representação politica de nossa cidade nas cãmaras legislativas, nossos politicos tem que assumir o compromisso de que uma vez eleitos honraram seus mandatos integramente, demonstrando assim a Força Politica de nossa cidade.
Pense bem nisso!