A área de Recursos Humanos é de extrema importância dentro de uma empresa. Ela está ali para ouvir os funcionários, provê-los de suas necessidades e deixá-los satisfeitos. E, sempre, funcionários satisfeitos serão funcionários produtivos. Ela também pode ajudá-lo na redução de custos em RH, ajudando a pensar na melhor forma de fazê-lo. Se a sua empresa está com dificuldades em equilibrar custos com pessoal, talvez você esteja fazendo algo errado.
Seguem, abaixo, 5 ações imediatas para a redução de custos em RH:
1. Pedir auxílio aos funcionários:
Antes de realizar qualquer ajuste nas políticas e condutas de RH na sua empresa, uma boa dica é realizar um comitê e pedir a opinião dos próprios colaboradores. Como a redução de custos poderá afetar diretamente a eles, sua participação no processo é essencial.
2. Automatizar processos:
Automatizar processos manuais pode reduzir muitos custos. Disponibilizar um portal para os funcionários pode auxiliar a simplificar processos relacionados a pagamentos de férias, reembolsos, formulários de impostos e reclamações. Além disso, digitalizar documentos, como o manual dos funcionários, pode eliminar custos de cópias.
3. Otimize o tempo de seus colaboradores:
É preciso eliminar todas as horas extras desnecessárias. Além disso, reuniões só devem acontecer quando forem realmente necessárias e devem ter hora certa para começar e para acabar. Quanto mais rápidas e eficientes, melhor.
4. Se precisar demitir, demita:
Acompanhe de perto a produtividade dos seus funcionários e identifique quem não está entregando os resultados esperados. Fique sempre atento aos talentos disponíveis no mercado, e, se precisar substituir, o faça – lembrando que, primeiramente, você deve pensar em substituir e relocar a equipe internamente.
5. Melhore os seus treinamentos:
Treinamentos são fundamentais para reduzir custos em RH. Seus funcionários devem ser bem treinados principalmente para a satisfação do cliente, já que isso é importantíssimo para sua performance e faturamento. Além disso, você precisa ter pessoas treinadas para substituírem outras em caso de férias ou doença.