quarta-feira, 10 de junho de 2015

Vai casar? Guia para planejar gastos do casamento


aliancas_de_casamento-gastos-planejar
Assim como outras etapas, por exemplo, cursar uma faculdade, o casamento é um projeto de vida. Para dar tudo certo no altar, e não ter dor de cabeça lá na frente, é preciso planejamento. Quanto antes, melhor. Onde será a festa? Quantas pessoas serão convidadas? São várias as perguntas que o futuro casal deve fazer antes de trocar as alianças. O ideal, sempre, é começar essa nova fase da vida sem dívidas, afinal os problemas financeiros podem atrapalhar a vida a dois. Imagina que ruim seria pensar sobre dinheiro na lua de mel?!

Com antecedência, a festa pode pesar menos no orçamento. Portanto, pelo menos dois anos antes, comece os preparativos, listando item por item, como convites, lista de presentes, alianças, contratação da igreja, bufê, compra do vestido, local da lua de mel etc. 
Segundo a Cartilha do Casamento (que pode ser baixada aqui), elaborada pela Proteste – Associação de Consumidores, o dia da semana e o horário influenciam no preço final. “Peça descontos se optar por datas menos procuradas”.
É importante detalhar o custo de cada serviço, como a música, o salão de festas, a fotografia. Tudo bem detalhado ajuda a evitar surpresas no meio do caminho com gastos não previstos. Dica “o primeiro passo é estabelecer um orçamento que caiba no bolso do casal.”
Denilson Forato - Forato Consultoria & Serviços