A maioria das empresas, costumam reunir pelo menos uma vez por ano, os responsáveis por vendas.
É o momento propicio, para a integração do grupo, estabelecimentos de metas , apresentação de novos produtos , informações técnicas e etc.
Trata-se de evento de alto custo, devido a :
-Translado e outras despesas.
- A falta do representante no seu habitat , provoca descontinuidade nas vendas.
-Tempo gasto pela matriz , para a logística de hospedagem e movimentação do grupo.
-Alguns representantes, mudam de empresa.
Estes eventos, por motivos óbvios, tem curta duração.
Seguramente, tudo o que a empresa gostaria de transmitir, pouco é absorvido nesta ocasião.
O ideal, é preparar a força de venda, no local de trabalho.
Para isto, é preciso desenvolver material de suporte, que possa ser acessado via internet.
Este material deve contemplar:
- Catálago de Produtos.
- Orientações sobre as informações contidas no catálago.
- Procedimentos sobre a tabela de vendas.
-Mostramos quais são as principais dúvidas e erros no preenchimento dos pedidos.
-Ensinamos o caminho através da rede interna, de como acessar tabelas, circulares e etc.
- Mostrar de maneira fácil, os processo de fabricação e suas limitações, quanto a tempo e capacidade produtiva.
Com este pacote de informações, é possível capacitar de maneira rápida o representante na sua região.
Outro ponto importante , é a implantação de um método de avaliação “online” , que mede o nível de "retenção" das informações, passadas para o representante, através deste material.
Desta maneira, a área comercial consegue capacitar , controlar e entender a desenvoltura das vendas em cada região, com o menor custo possível.
Denilson Forato- Forato Consultoria & Serviços