quarta-feira, 10 de junho de 2015

Dinheiro pode ser motivo de briga entre casais

image

Falou em dinheiro, falou em briga no casamento. Segundo uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção  ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação financeira Meu Bolso Feliz com 656 pessoas de todas as capitais brasileiras, 16,7% dos casais têm conflitos frequentes. E pior: esse percentual aumenta para 27% se forem analisados somente os casais que estão com contas em atraso. Ao analisar apenas os entrevistados que estão adimplentes, ou seja, sem nenhuma conta em atraso, o percentual cai para 10,7%.
Os problemas no relacionamento por causa de dinheiro nem sempre são percebidos claramente pelos casais. “Na maioria dos casos, o dinheiro vem disfarçado nas discussões. Se falta dinheiro para uma saída, o problema pode ser percebido como falta de romantismo. Se não sobra dinheiro para comprar roupas novas, o problema pode ser entendido como desleixo do parceiro. Se não há dinheiro para levar os filhos ao cinema, o conflito pode ser percebido como falta de carinho e atenção.”
O foco das brigas não é somente a dificuldade em lidar com o dinheiro ou a falta de grana: o excesso dele também pode arruinar a relação. “Quando a renda do casal é farta, dificilmente os dois chegam a um consenso sobre os hábitos de consumo de um e de outro e também sobre a melhor forma de administrar as finanças da família”.
Então muita calma nessa hora, cuide bem das finanças e briguem menos!
Denilson Forato - Forato Consultoria & Serviços