A importância da marca pessoal e da reputação de um artista
Branding é o nome, a logomarca, a identidade e tudo que faz com que o público identifique uma marca. O personal branding é a marca pessoal, como se fosse uma “promessa” que seu nome faz às pessoas ou o sentimento que provoca ao ser mencionado.
O trabalho de gestão de uma marca pessoal envolve o posicionamento público no mercado, a comunicação, o marketing e o comportamento de tal artista ou celebridade.
Karol Conká terá de reconstruir a sua marca pessoal assim que colocar os pés para fora da casa mais vigiada do Brasil. A rapper poderá ter que fazer um rebranding de sua imagem, para que a percepção do público seja transformada. O trabalho poderá envolver ações estratégicas para recuperar a reputação de sua marca pessoal.Perdeu muito.
O valor e o prestígio de uma marca podem ser representados por cifras gigantes. De acordo com a Revista Forbes, por exemplo, a reputação responde por mais da metade do valor de uma marca.
Para se ter uma ideia, a Amazon (marca mais valiosa do mundo conforme a BrandZ), vale no mercado U$ 415 bilhões e sua reputação vale aproximadamente U$ 216 bilhões.
Marca pessoal precisa ser registrada
Muita gente não sabe, mas tal como a marca de um produto ou serviço, uma marca pessoal também precisa ser registrada. Apenas realizando o Registro de uma Marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é que se assegura o uso exclusivo dela em todo o país, evitando cópias ou uso indevido.