segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Mas afinal, o que é inteligencia de mercado?

.  
 



“Inteligência de Mercado, (ou Inteligência Competitiva) é o processo de garimpar, analisar e aplicar informações - qualitativas e quantitativas-, cujo resultado é o conhecimento sobre a lógica do mercado-alvo e o direcionamento das ações estratégicas a serem adotadas. A análise do ambiente externo e a percepção dos cenários ajuda a evitar ameaças, identificar oportunidades, antecipar-se às tendências, enfim a agir e não apenas reagir” .

Pára, pára.....muitas palavras para explicar o que é muito simples.


Inteligência de Mercado é juntar os pontinhos!!


Para esse blog figurar na primeira posição do Google - sonho de consumo de qualquer SEO e SEM - vários "pontinhos" foram "costurados" inteligentemente até alcançar o resultado projetado.
É simples, mas exige estratégia.

Lembra quando você era criança e ganhava gibis com umas páginas cheias de números para ligar os pontos na sequência e ver qual figura formava?


Então, o tempo passou e até hoje fazemos as mesmas coisas, só que agora com nomes bem mais sofisticados: Networking, Benchmarking, Searching, Business Intelligence,....


 
Nosso playground hoje é o mercado! 

Nesse "playground", agir com inteligência - cognitiva, emocional, social e até espiritual - é o mínimo que podemos fazer para viver nossa realização pessoal e profissional.

Inteligência de Mercado é quando conseguimos observar todos os componentes aparentemente desconectados de uma situação, observar nossos concorrentes e criar um cenário para definir novas formas de ação estratégica.
IM é diferencial competitivo, relevância, conexão para fazer sua empresa destacar-se na selva aí fora.

Empresa com inteligência de mercado pode não ser a maior, nem a mais conhecida, mas certamente tem um repertório mais amplo para diferenciar-se dos concorrentes que praticam a mediocridade.
O mercado está sempre pronto para comprar nossos talentos se for tratado com inteligência e respeito.  


Venha conversar. 
Peça um orçamento sem compromisso.
Lembre-se: Ou sua empresa se reinventa, ou será irrelevante no curtíssimo prazo!