Os principais erros que os profissionais em posição de liderança no Brasil cometem estão relacionados a gestão de pessoas.
Para o diretor da Forato consultoria , Denilson Forato, os três problemas mais comuns entre os líderes brasileiros são:
falta de transparência na comunicação com as equipes; adiamento de esforços para recrutamento de pessoas ao menor sinal de redução do orçamento; e fazer muitas reuniões sem objetivo claro.
As falhas na gestão influenciam a capacidade de atração e de retenção dos talentos. “Líderes locais não estão acostumados a trabalhar com profissionais jovens e extremamente preparados”, diz o especialista, que complementa: “Os colaboradores da geração Y (que nasceram depois de 1980) buscam motivações que os gestores mais velhos não conseguem entender”.
Quanto às dicas para reverter esse quadro, os líderes se preocupem em criar formas para mostrar o reconhecimento pelo trabalho de suas equipes e desenvolvam uma transparência na comunicação com o resto da organização. “Quando isso não acontece, os profissionais tendem a ficar desmotivados e, como a oferta de empregos é muito grande, deixam a empresa."