sábado, 27 de julho de 2013

NO BRASIL NÃO HÁ ESPELHOS

Dizer que no Brasil não há espelhos. Um tanto quanto sarcástico não? Mas mesmo sendo sarcasmo é realidade. 

Não há espelhos no Brasil, pelo fato de que não somos capazes de enxergar nosso próprio reflexo social, nossa própria originalidade. Sendo assim sempre nos espelhamos em outros países, e em sua cultura para formular a nossa.


 Nós brasileiros temos por hábito, menosprezar a nossa pátria ou cultura para venerar a pátria e cultura alheia. Mas isso somente acontece por não enxergarmos a nós mesmos como uma sociedade que possui raízes independentes e originais.
 E para começo de conversa, essa historinha de espelho não é uma novidade, pois quando os europeus aqui chegaram, adivinhem o que ofereceram aos indígenas em troca das brilhantes pedrinhas amarelas? O espelho, exatamente!! E os indígenas desprovidos de astúcia ficaram maravilhados com o novo mundo que lhes era apresentado, a visão de seu reflexo no espelho. E assim entregaram todo o ouro gratuitamente.
 Nos dias de hoje não é diferente, não temos uma visão concreta formada sobre nós mesmos. E assim quando um estrangeiro qualquer chega até nós dizendo, vocês são assim, se comportam dessa forma, vivem este estilo de vida e etc… Nós simplesmente ficamos encantados com a visão que eles têm do Brasil, e á aceitamos passivamente.
 E pior, muita das vezes pagamos a eles para aprender sobre nós mesmos, pagamos para que nos influencie e nos ensine a viver a nossa vida. Um dos exemplos mais comuns da falta de reflexo se mostra nas bilheterias de cinema, quando lançado um filme de grande nome internacional todos vão para assistir, mas quando estréia um filme nacional o número de bilheteria  é bem menor.
 O tempo passou, mas nada mudou. Ainda continuamos em um mundinho fechado  “trocando pepitas de ouro por espelho”.  E isso só irá mudar a partir da nossa auto-valorização. Tendo uma visão nítida, de quem fomos, de quem somos, e de quem queremos ser no futuro.
Mirem na China...Canadá...Suiça...e outros!