Individualismo egoísta, uma das tendências sociais mais crescentes no Brasil. Principalmente nas grandes cidades ele se mostra com mais abrangência. Nos dias de hoje não existe mais o “nosso” apenas o “meu” e o “seu”.
Absolutamente tudo dentro da sociedade é dividido individualmente. Em todos os setores que á compõe o individualismo e o egoísmo se mostram presentes. Mas o fator que mais contribui para uma sociedade individualista é a ambição pessoal, pois o que tenho é meu, mas o que você tem, talvez possa ser meu um dia.
O individualismo origina-se na formação de uma sociedade não uniforme, onde seus integrantes são livres para expressar ou resguardar suas idéias, ou para serem proprietários de algo, no direito de não compartilhar de seu bem. E isso é muito bom, mas de certa forma perde o controle tornando as pessoas egoístas e pretensiosas.
Para se ter uma idéias mais nítida sobre a abrangência do individualismo egoísta, basta acompanhar a política brasileira, onde o Governo se tornou um grande individualista, sempre arrecadando, mas nunca devolvendo em benefícios o montante arrecadado. Assim também como outros integrantes do meio político, que acreditam que somente eles têm o direito de ser beneficiados com o dinheiro público.
E mais o individualismo não esta presente somente na política, mas também em várias famílias brasileiras, onde os filhos vivem uma vida individual a condição proposta pelos pais, onde “individualizam” a força idosos, para que tenham uma vida restrita a da família (mesmo morando na mesma casa). E até mesmo os pais que seguem no individualismo, não compartilhando suas idéias com os filhos e vice-versa.
E por ai vai à sociedade brasileira, onde as pessoas são individualistas e egoístas no trânsito, no trabalho, nos estudos, nas igrejas. Enfim em sua vida cotidiana.
Como já disse muitas vezes, o que falta é união, mais amor ao próximo, mais humanidade nas pessoas e principalmente respeito, pois temos sim o direito de uma vida individual, mas também o dever de fazer com que o nosso individualismo não esbarre no direito do outro!
Tenho dito!