Qual a diferença entre PRECISAR de algo e DESEJAR algo? Quando você PRECISA fazer algo, você busca isto com a mesma intensidade que quando você DESEJA algo? Para evoluir, é mais importante que você precise crescer ou que você deseje crescer?
Estas são algumas provocações que podem fazer diferença na sua vida pessoal ou profissional, trazidas por Sam Backford e Steve Chandler em seu livro “100 maneiras de criar riqueza”.
Os autores apontam diferenças importantes entre o fato de você precisar de algo e você desejar algo. Em essencial, relacionam PRECISAR como algo limitador que motiva alguém a buscar recursos para suprir suas necessidades, na maior parte das vezes, de sobrevivência. Por outro lado DESEJAR algo nos impulsiona a buscar recursos para evoluir, crescer, alcançar novos patamares de desenvolvimento e crescimento.
Relaciono, em seguida, alguns pontos adicionais, que merecem atenção, e cuja reflexão pode ajudar a mudarmos nosso modelo mental em relação aos desafios e dificuldades que possamos vir a enfrentar:
- Quanto mais você precisa, mais dependente você tende a se tornar. Precisar está para ser dependente, enquanto desejar define os rumos de quem ou o que você pode se tornar, exigindo, assim, uma postura de liberdade e independência no sentido de buscar soluções novas para problemas novos
- Precisar joga você na direção de conseguir recursos para manter o status quo, contribuindo assim, para usar recursos e soluções já conhecidas, enquanto desejar joga você pra cima, exigindo criatividade para encontrar novas opções, novos caminhos;
Pense bem: pessoas de grande sucesso, responsáveis por alcançar vitorias significativas em suas vidas, como Pelé, Roberto Carlos, Gandhi, entre outros, chegaram onde chegaram por que precisavam ou por que desejavam algo diferente, e melhor, em suas vidas?
Grandes organizações se tornaram grandes, como Casas Bahia, Wal Mart, Boeing, Petrobras, por que precisavam crescer, ou por que desejaram crescer?
Procure pensar sobre o papel do PRECISAR e do DESEJAR em sua vida. Nos momentos e fases em que você mais cresceu, evoluiu, se desenvolveu, você estava focado em alcançar o que você precisava, ou em encontrar coisas, objetivos que você desejava?
Backford e Chandler sugerem um exercício simples: relacione, numa folha, as suas necessidades, à esquerda, e os seus desejos à direita. Faça um comparativo respondendo à seguinte questão: se você conseguir alcançar cerca de dois terços, de cada um dos lados, qual somatório colocará você numa situação bem melhor do que sua situação atual?