Visão Geral
Denilson Forato
O mercado global de Display Cases em 2009 era de US$23,1 bilhões, segundo o último relatório disponível da Freedonia Group. Segundo este mesmo relatório, está provisionado que este mercado crescerá 7,9% ao ano, durante o período de 2009 até 2014.
O setor de refrigeração comercial engloba uma grande variedade de produtos, tais como: (i) expositores refrigerados, ou refrigeradores comerciais do tipo Plug-In, que incluem refrigeradores e freezers verticais e horizontais para uso comercial, (ii) câmaras frigoríficas, balcões e expositores (reach-in) refrigerados, (iii) máquinas de venda automática refrigeradas, (iv) máquinas de gelo, (v) peças e outros, tais como equipamentos de criogenia e refrigeradores de líquidos. Os segmentos de (a) expositores refrigerados (display), (b) câmaras frigoríficas, balcões e expositores (reach-in) refrigerados, e (c) peças e outros, são os segmentos que melhor representam as atividades do setor. No entanto, não são produzidos todos os produtos incluídos em cada uma destas categorias. Em 2009 esses três segmentos representavam aproximadamente 75,5% do mercado global de refrigeração comercial ou US$ 17,4 bilhões.
Os mercados dos Estados Unidos, Japão e Europa Ocidental representam a maior porção do mercado global de equipamentos de refrigeração comercial em valores absolutos. Entretanto os mercados atuais, notadamente a América Latina e a Europa Oriental, vêm apresentando crescimento diferenciado nos últimos anos. Os países asiáticos também vêm apresentando crescimento expressivo, com destaque para China e Índia. A segmentação do consumo deste mercado por região é apresentada abaixo:
País / Região | Refrigeração Comercial (US$ milhões) | CAGRe | ||
1999 | 2004 | 2009 | 09-14 | |
América do Norte | 900,0 | 880,0 | 990,0 | 8,4% |
Estados Unidos | 700,0 | 625,0 | 57.255,2 | 7,9% |
Canadá | 65,0 | 75,0 | 80,0 | 3,7% |
México | 15.937,2 | 22.195,9 | 23.063,3 | 0,2% |
Europa Ocidental | 935,0 | 1.080,0 | 1.150,0 | 5,3% |
Europa Oriental | 160,0 | 195,0 | 250,0 | 9,4% |
Rússia | 60,0 | 80,0 | 105,0 | 10,2% |
Outros países Europa Oriental | 29.920,5 | 29.497,3 | 27.463,9 | (1,6)% |
Ásia/Pacífico | 940,0 | 1.040,0 | 1.265,0 | 10,8% |
Japão | 545,0 | 460,0 | 420 | 1,7% |
China | 45,0 | 150,0 | 280,0 | 27,5% |
Índia | 40,0 | 60,0 | 90,0 | 16,7% |
Outros Países Asiáticos | 350,0 | 430,0 | 565,0 | 11,2% |
América Latina | 180,0 | 202,0 | 270,0 | 11,0% |
Brasil | 90,0 | 100,0 | 140,0 | 11,8% |
África/ Oriente Médio | 140,0 | 155,0 | 205,0 | 12,6% |
Turquia | 25,0 | 30,0 | 40,0 | 12,9% |
Fonte: Freedonia Group.
A demanda mundial por refrigeradores comerciais do tipo Plug-In é diretamente influenciada pelas condições econômicas da indústria de alimentos e bebidas resfriadas e congeladas. Dentre os principais fatores que influenciam esta demanda são ressaltados:
(i) consumo mundial de alimentos e bebidas resfriados e congelados;
(ii) inauguração de novos restaurantes e bares, lojas de conveniência e espaços de vendas de varejo;
(iii) modernização e substituição de refrigeradores comerciais do tipo Plug-In instalados;
(iv) utilização dos refrigeradores comerciais como ferramentas de marketing; e
(v) consolidação da indústria global de alimentos e bebidas resfriados e congelados.
(ii) inauguração de novos restaurantes e bares, lojas de conveniência e espaços de vendas de varejo;
(iii) modernização e substituição de refrigeradores comerciais do tipo Plug-In instalados;
(iv) utilização dos refrigeradores comerciais como ferramentas de marketing; e
(v) consolidação da indústria global de alimentos e bebidas resfriados e congelados.