As redes sociais já se tornaram essenciais em algumas áreas de trabalho. Divulgar o nome da empresa, as ações, promoções e criar uma relação mais próxima com funcionários e clientes são medidas importantes e têm sido uma realidade cada vez mais comum na web. Contudo, quem vive nesse meio, mesmo com livre acesso às ferramentas, precisa ter muito cuidado para não abusar da situação e prejudicar o desempenho profissional.
“É uma situação complicada, porque para a companhia é um desafio controlar o uso. O departamento de informática dificilmente conseguiria permitir o acesso restrito a páginas de trabalho nas redes sociais, impedindo que o funcionário abra seu perfil pessoal. O empregado precisa entender que está cometendo dois erros principais: usa recursos da empresa para assuntos particulares, além de furtar, de certa forma, o empregador, uma vez que perde horas do tempo de expediente remunerado para assuntos completamente irrelevantes profissionalmente”, orienta o consultor de empresas Denilson Forato
Por mais que a maioria dos funcionários tenha consciência de que não é de bom tom abusar das redes sociais, o especialista acredita que eles devem ser educados. “Aulas e palestras explicando tudo o que é permitido deixa muito mais claro os limites, que devem ser sempre estabelecidos”, explica.
Cuidado com sua imagem
Quem curte compartilhar os momentos da vida a toda hora deve tomar cuidado! “Tudo o que for publicado é passível de ser divulgado sem o seu controle. Às vezes uma simples mensagem direcionada a um destinatário específico, pode ser entendida de maneira diferente por outra pessoa que navegue pelo seu perfil. Se a publicação fizer referência à empresa ou ao trabalho, então, é pior, uma vez que até concorrentes podem ficar por dentro das novidades de negócio”, conta Forato, ao lembrar que essa orientação vale para todos. “Se você ocupa um cargo de liderança também deve se manter distante de publicações sem controle. O conteúdo particular desse superior pode ser muito curioso para todos na empresa”.
A dica principal, além de evitar o uso durante o horário de serviço, é separar em duas páginas distintas os assuntos pessoais dos profissionais. “Criando dois perfis é mais fácil administrar, criando vínculos estritamente profissionais no que for dedicado ao trabalho e aproveitando a ferramenta da melhor maneira possível, participando de grupos específicos que ofereçam possibilidade de encontrar companheiros de profissão ou até mesmo clientes”, finaliza.