Encontrar um profissional qualificado para preencher uma vaga que surge dentro da empresa é uma responsabilidade muito grande. Nestes dias, uma informação concreta chegou às minhas mãos sobre processos reais de seleção e seus números.
Nessa empresa, o processo começa olhando para dentro, quando se avalia os perfis de colaboradores que podem concorrer. Caso não haja solução interna, a empresa recorre à seleção externa, que começa com a triagem de currículos.
Entre documentos recebidos diretamente e aqueles identificados junto a empresas especializadas, Considerando oportunidades de diferentes níveis, em média são identificados pela equipe de RH cerca de 250 currículos para cada vaga.
O número varia de acordo com a qualificação esperada, mas a partir de uma análise detalhada desses documentos, a equipe de RH seleciona cerca de 50 currículos para fazer o contato e realiza entrevista com aproximadamente 20 pessoas diretamente.
Só então o gestor é envolvido. Ele acaba conversando com apenas 3% das pessoas que, de alguma forma, participaram do processo. Um longo caminho de recrutamento que pode durar vários dias – até meses.
Resultado: Quem mais aparentar qualificado para o cargo, ficará com a vaga, pois o processo emperra a busca mais correta.
Então você que procura emprego, vá para as entrevistas preparado, bem vestido e cause uma boa impressão, mesmo que não se sinta tão qualificado para a vaga. A máxima é válida, quem não é visto não é lembrado!