domingo, 30 de junho de 2013

O QUE OS RECRUTADORES PROCURAM NAS REDES SOCIAIS

O que você publica nas redes sociais e os grupos de que participa são dois itens que podem dizer muito sobre você para os recrutadores. Exame.com consultou dois especialistas em recrutamento para saber quais redes sociais de candidatos eles consultam e o que procuram.
 Como era de se esperar, o LinkedIn é o mais visitado. Facebook Twitter têm bem menos relevância para os especialistas, mas podem ser “espiados” de vez em quando. “Hoje em dia o perfil pessoal do candidato tem peso”.
As empresas  costumam fazer a checagem das páginas de candidatos nas redes após a entrevista de emprego para pinçar alguns aspectos do perfil pessoal. Já existem empresas que buscam informações sobre candidatos no LinkedIn antes de conversar com eles pessoalmente.
 Confira qual é o caminho percorrido pelos dois especialistas ao visitar as páginas de redes sociais de candidatos a uma oportunidade profissional.

1 LinkedIn
O LinkedIn é a rede social mais relevante na hora de checar candidatos. Tem RH que pode fazer a checagem depois da entrevista com o candidato, por isso, diz que os grupos e o conteúdo das postagens são seu foco na página.
”As empresas costumam olhar os grupos dos quais o candidato participa para saber se ele está em grupos mais profissionais com discussões mais técnicas relacionadas a sua área de atuação ou se apenas participa de grupos de amizade, sem preocupação profissional”, 
O conteúdo das postagens também é levado em conta. “Vemos o quanto ele publica de conteúdo e o que. Se ele coloca matérias, textos mais técnicos ou se posta apenas conteúdo não relevante”. A qualidade dos textos escritos também entra na mira, com checagem de vocabulário e de erros.
 As conexões do candidato são importantes,  para dar um panorama do nível de influência que o profissional tem em sua área de atuação. Por isso, conta mais a qualidade das conexões do que o volume. “Vejo se tem conexões com presidentes, diretores de empresas, formadores de opinião. Isso mostra que ele tem uma certa influência. Se as conexões são apenas com amigos e colegas de trabalho, percebo que ele ainda não entrou para esse hall de executivos influentes”, diz Forato.
 As recomendações são motivo de desconfiança, revelam os recrutadores. “A gente não dá muita importância. Vou buscar as recomendações por conta própria. O que os profissionais escrevem ali é pouco relevante, é forçado”, Existe  a necessidade de pegar uma referência do candidato” sempre.
 2 Facebook 
É menos importante para os recrutadores. “Olhamos bem menos, não entendemos essa rede como sendo uma ferramenta voltada para o âmbito profissional e respeitamos isso”.
No entanto, a rede social pode, sim, ser checada de vez em quando. “Podemos olhar grupos dos quais ele participa e comentários que faz também”.
 Para ele, as fotos não têm tanta importância. “Só se estiver muito fora dos padrões, mas minha avaliação positiva depois de uma hora de conversa com o candidato não cai por terra por conta de duas ou três fotos do Facebook”.
 3 Twitter
Das três redes, o Twitter é a menos interessante aos olhos dos recrutadores. 
 No entanto, o Twitter pode revelar alguns aspectos do candidato. “Poderia checar até que ponto ele é conectado ao Twitter, se faz postagens a cada 15 minutos, em horário de trabalho”, por exemplo.
 O contéudo das postagens também pode pesar a favor ou contra o candidato. “ Se ele só posta besteiras do tipo ‘odeio segunda-feira’ ou ‘que bom que já são 18h’ isso revela que ele é uma pessoa que precisa ser forçada para trabalhar, o que não é interessante para o cliente que está contratando”.
Recado: Cuidado com oque se fala,escreve e posta nas redes sociais!