O mercado global de Display Cases em 2009 era de US$23,1 bilhões, segundo o último relatório disponível da Freedonia Group. Segundo este mesmo relatório, está provisionado que este mercado crescerá 7,9% ao ano, durante o período de 2009 até 2014.
O setor de refrigeração comercial engloba uma grande variedade de produtos, tais como: (i) expositores refrigerados, ou refrigeradores comerciais do tipo Plug-In, que incluem refrigeradores e freezers verticais e horizontais para uso comercial, (ii) câmaras frigoríficas, balcões e expositores (reach-in) refrigerados, (iii) máquinas de venda automática refrigeradas, (iv) máquinas de gelo, (v) peças e outros, tais como equipamentos de criogenia e refrigeradores de líquidos. Os segmentos de (a) expositores refrigerados (display), (b) câmaras frigoríficas, balcões e expositores (reach-in) refrigerados, e (c) peças e outros, são os segmentos que melhor representam as atividades da Metalfrio. No entanto, não são produzidos todos os produtos incluídos em cada uma destas categorias. Em 2009 esses três segmentos representavam aproximadamente 75,5% do mercado global de refrigeração comercial ou US$ 17,4 bilhões.
Os mercados dos Estados Unidos, Japão e Europa Ocidental representam a maior porção do mercado global de equipamentos de refrigeração comercial em valores absolutos. Entretanto os mercados em que a Metalfrio atua, notadamente a América Latina e a Europa Oriental, vêm apresentando crescimento diferenciado nos últimos anos. Os países asiáticos também vêm apresentando crescimento expressivo, com destaque para China e Índia. A segmentação do consumo deste mercado por região é apresentada abaixo:
País / Região | Refrigeração Comercial (US$ milhões) | CAGRe | ||
1999 | 2004 | 2009 | 09-14 | |
América do Norte | 900,0 | 880,0 | 990,0 | 8,4% |
Estados Unidos | 700,0 | 625,0 | 57.255,2 | 7,9% |
Canadá | 65,0 | 75,0 | 80,0 | 3,7% |
México | 15.937,2 | 22.195,9 | 23.063,3 | 0,2% |
Europa Ocidental | 935,0 | 1.080,0 | 1.150,0 | 5,3% |
Europa Oriental | 160,0 | 195,0 | 250,0 | 9,4% |
Rússia | 60,0 | 80,0 | 105,0 | 10,2% |
Outros países Europa Oriental | 29.920,5 | 29.497,3 | 27.463,9 | (1,6)% |
Ásia/Pacífico | 940,0 | 1.040,0 | 1.265,0 | 10,8% |
Japão | 545,0 | 460,0 | 420 | 1,7% |
China | 45,0 | 150,0 | 280,0 | 27,5% |
Índia | 40,0 | 60,0 | 90,0 | 16,7% |
Outros Países Asiáticos | 350,0 | 430,0 | 565,0 | 11,2% |
América Latina | 180,0 | 202,0 | 270,0 | 11,0% |
Brasil | 90,0 | 100,0 | 140,0 | 11,8% |
África/ Oriente Médio | 140,0 | 155,0 | 205,0 | 12,6% |
Turquia | 25,0 | 30,0 | 40,0 | 12,9% |
Fonte: Freedonia Group.
A demanda mundial por refrigeradores comerciais do tipo Plug-In é diretamente influenciada pelas condições econômicas da indústria de alimentos e bebidas resfriadas e congeladas. Dentre os principais fatores que influenciam esta demanda são ressaltados:
(i) consumo mundial de alimentos e bebidas resfriados e congelados;
(ii) inauguração de novos restaurantes e bares, lojas de conveniência e espaços de vendas de varejo;
(iii) modernização e substituição de refrigeradores comerciais do tipo Plug-In instalados;
(iv) utilização dos refrigeradores comerciais como ferramentas de marketing; e
(v) consolidação da indústria global de alimentos e bebidas resfriados e congelados.
(ii) inauguração de novos restaurantes e bares, lojas de conveniência e espaços de vendas de varejo;
(iii) modernização e substituição de refrigeradores comerciais do tipo Plug-In instalados;
(iv) utilização dos refrigeradores comerciais como ferramentas de marketing; e
(v) consolidação da indústria global de alimentos e bebidas resfriados e congelados.
Consumo Mundial de Alimentos e Bebidas Resfriados e Congelados
O aumento da renda disponível vem contribuindo para melhorias no padrão de vida das pessoas levando ao maior consumo de alimentos e bebidas. Aliado ao crescimento do consumo, há também uma mudança nos hábitos de alimentação da população.
Melhorias no padrão de vida permitem que um número maior de pessoas realize suas refeições fora de casa. Uma tendência que é estimulada pelo aumento das cadeias de restaurantes e a rápida expansão das redes de fast food ao redor do mundo, principalmente nos países da América Latina, Europa Oriental, Ásia e Oriente Médio. Este cenário influencia positivamente a demanda por equipamentos de refrigeração comercial para a conservação dos alimentos e bebidas. Além da demanda gerada pela abertura de novos pontos de venda, os refrigeradores comerciais são utilizados como expositores, ou Ice Cold Merchandisers (ICMs), oferecendo uma plataforma para a comunicação visual e merchandising, promovendo o consumo por impulso e o recall de marcas.
A concentração da população mundial em grandes centros urbanos, bem como o aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho, contribui para a mudança nos hábitos de alimentação. Uma dessas mudanças é o crescimento do consumo de alimentos congelados e bebidas refrigeradas. As categorias mais relevantes destes alimentos e bebidas incluem: (i) bebidas não-alcoólicas gaseificadas tais como refrigerantes e não gaseificadas como sucos e água; (ii) cerveja; (iii) sorvetes e (iv) alimentos resfriados e congelados.
De acordo com o Euromonitor, o mercado mundial de sorvetes, cervejas e refrigerantes, alguns dos produtos mais representativos destas categorias, atingiu um montante combinado de US$1.048,3 bilhões em 2008, sendo que as Américas representavam o maior mercado consumidor, conforme mostram as tabelas abaixo.
Mercado Global de Sorvetes, Refrigerantes e Cerveja (em bilhões de US$) | ||||||
2007 | 2008 | 2009 | 2010 | 2011 | CAGR | |
Sorvete | 56,3 | 60,7 | 59,7 | 63,5 | 68,9 | 4,12% |
Refrigerante | 648,0 | 703,6 | 693,5 | 739,1 | 810,4 | 4,57% |
Cerveja | 528,7 | 569,2 | 549,5 | 576,4 | 615,8 | 3,10% |
Crescimento no Setor
As seguintes variáveis também podem ter relevante influência no crescimento do setor:
Modernização e Substituição dos refrigeradores comerciais do tipo Plug-In instalados
A indústria de refrigeradores comerciais do tipo Plug-In tem apresentado maior velocidade na inovação de seus produtos.
Com freqüência, estas inovações são estimuladas pelo desejo das empresas de bebidas, sorvetes e congelados em aumentar as vendas por impulso de seus produtos nos pontos de venda. Alguns exemplos destas inovações incluem: (i) uso de plásticos em refrigeradores comerciais, o que possibilita aplicação de formas arredondadas e aumento da atratividade estética; (ii) aumento de área de exposição e acessibilidade aos produtos dentro do refrigerador comercial; (iii) uso de iluminação diferenciada para maior evidência e exposição de produtos; e (iv) aumento da mobilidade e redução do tamanho dos refrigeradores comerciais do tipo Plug-In.
O envelhecimento natural dos refrigeradores comerciais, combinado com a evolução e modernização de sua aparência e o aumento da vendas de produtos resfriados e congelados, levam as empresas de bebidas e alimentos a substituírem seus equipamentos e/ou aumentarem sua base instalada. De maneira geral, os clientes da Metalfrio em mercados emergentes possuem menor base instalada que clientes de outros mercados, o que ocasiona proporcionalmente maior representatividade de compras incrementais.
A indústria de refrigeradores comerciais do tipo Plug-In tem apresentado maior velocidade na inovação de seus produtos.
Com freqüência, estas inovações são estimuladas pelo desejo das empresas de bebidas, sorvetes e congelados em aumentar as vendas por impulso de seus produtos nos pontos de venda. Alguns exemplos destas inovações incluem: (i) uso de plásticos em refrigeradores comerciais, o que possibilita aplicação de formas arredondadas e aumento da atratividade estética; (ii) aumento de área de exposição e acessibilidade aos produtos dentro do refrigerador comercial; (iii) uso de iluminação diferenciada para maior evidência e exposição de produtos; e (iv) aumento da mobilidade e redução do tamanho dos refrigeradores comerciais do tipo Plug-In.
O envelhecimento natural dos refrigeradores comerciais, combinado com a evolução e modernização de sua aparência e o aumento da vendas de produtos resfriados e congelados, levam as empresas de bebidas e alimentos a substituírem seus equipamentos e/ou aumentarem sua base instalada. De maneira geral, os clientes da Metalfrio em mercados emergentes possuem menor base instalada que clientes de outros mercados, o que ocasiona proporcionalmente maior representatividade de compras incrementais.
Desenvolvimento tecnológico da indústria de refrigeração e seus produtos
Os fabricantes de refrigeradores comerciais do tipo Plug-In constantemente buscam o desenvolvimento de novos produtos com tecnologia diferenciada. Os projetos de inovação têm se concentrado em duas categorias: (i) aquelas que reduzem o impacto ambiental dos refrigeradores comerciais - como a redução do consumo de energia e a utilização de gases refrigerantes como o CO2; e (ii) aquelas que auxiliam na gestão do parque instalado, como por exemplo, o sistema de monitoramento remoto, controladores eletrônicos de temperatura e a introdução de unidades de refrigeração removíveis que simplificam a manutenção.
Os fabricantes de refrigeradores comerciais do tipo Plug-In constantemente buscam o desenvolvimento de novos produtos com tecnologia diferenciada. Os projetos de inovação têm se concentrado em duas categorias: (i) aquelas que reduzem o impacto ambiental dos refrigeradores comerciais - como a redução do consumo de energia e a utilização de gases refrigerantes como o CO2; e (ii) aquelas que auxiliam na gestão do parque instalado, como por exemplo, o sistema de monitoramento remoto, controladores eletrônicos de temperatura e a introdução de unidades de refrigeração removíveis que simplificam a manutenção.