quinta-feira, 1 de agosto de 2013

O mau atendimento ao cliente em todos os lugares.


    O mau atendimento ao cliente pode inviabilizar seu negócio
Vamos iniciar esse texto fazendo uma analogia. Considere que você foi a um restaurante que tem fama de ter uma excelente comida. Chegando a esse restaurante você é extremamente mau atendido por pessoas desatenciosas e grosseiras. Com certeza você não achará a comida desse restaurante assim tão boa. A mesma reação pode ser esperada do cliente de qualquer empresa.
O cliente quer um serviço de qualidade tanto na parte técnica quando no atendimento. O cliente não compra um produto nem um serviço mas satisfação através de um relacionamento com você. Se o cliente busca satisfação, então devemos tratá-lo extremamente bem.
Quando o cliente se considera mau atendido, a percepção que ele tem é a de que os preços dos serviços são altos. Quando ele se considera bem atendido, a percepção que ele tem é a de que os preços são baixos. Vamos fazer uma experiência?
Você vai comprar uma calça em um Shopping Center. Essa calça custa R$ 200,00. O vendedor trata você muito mal. O que você sente? Você se sente mal, não é verdade? Esse sentimento ruim desagrega valor na percepção do cliente. Quando desagregamos valor temos a percepção de que o preço da calça é maior que R$ 200,00. Dessa forma, você não compra a calça ou compra menos do que pretendia. Por outro lado, se o vendedor o trata muito bem, você se sente bem. Esse sentimento agrega valor e você tem a percepção de que o preço da calça é menor do que R$ 200,00. Assim você compra mais do que pensava comprar.
Em todas as áreas acontece exatamente o mesmo. Quando o cliente se sente mal atendido pelas recepcionistas, auxiliares e até mesmo pelo próprio profissional , ele vai achar caro o preço cobrado pelos serviços. Isso fará com que o número de tratamentos aceitos seja baixo. Quando o cliente se sente bem atendido , ele achará baixo os preços cobrados pelos serviços e isso fará com que o número de atendimento aceitos seja alto.
Se o número de atendimento e venda  é baixo, você tem ociosidade e o seu lucro também será baixo. Isso pode inviabilizar o seu negócio.
Em todos os setores da economia o custo do mal atendimento ao cliente é muito alto. É tão alto que pode tirar o profissional do mercado.
Mas quando o funcionário é  público ai é outra história! A coisa é mais ruim do que você pensa, ai a única solução é reclamar e denunciar aos órgãos competentes; porque ele o "boçal" não está nem ai com nada!
Tenho dito!