sábado, 31 de maio de 2014

6 dicas contra deslizes nas redes sociais




As redes sociais já não são mais territórios frequentados apenas por amigos e familiares. Empresas e consultorias de Recursos Humanos recorrem às plataformas para avaliar de que forma as pessoas se comportam fora do ambiente corporativo e como se expõem nesses canais.

Elaboramos  seis dicas que ajudam a evitar deslizes que possam arranhar sua imagem corporativa e, em caso mais grave, custar até seu emprego:

1 – Expor fotos e imagens constrangedoras
Antes de publicar ou compartilhar fotos, avalie o teor desses materiais. Evite postar registros com conteúdo sexual, roupas inadequadas,  trajes de banho ou que envolvam bebidas. Por mais que as imagens remetam a momentos pessoais, e que, em tese, nada têm a ver com a sua vida profissional, elas podem levar a interpretações distorcidas, como uma postura superficial e displicente.

2  – Citações negativas à empresa ou ao gestor
Falar mal de colegas, gestores ou da empresa – seja da atual ou não – é uma das atitudes mais prejudiciais que o profissional pode adotar nas redes sociais. Se algo o incomoda,  trate a questão diretamente com o seu gestor ou com a área de Recursos Humanos. Jamais exponha assuntos da empresa no ambiente virtual. Além de correr o risco de ser descoberto, sua imagem ainda pode sair arranhada no mercado, fazendo com que você tenha dificuldade de conseguir uma nova colocação futuramente.

3 – Desabafos
Algumas pessoas usam as redes sociais apenas para reclamar – seja do trânsito, da família, do trabalho, da situação financeira, que o time perdeu, etc. O comportamento virtual traduz muito as atitudes que o indivíduo emprega em seu dia a dia. Ninguém gosta de conviver com pessoas negativas e mal-humoradas. Então, afaste-se do pessimismo nas redes.

4 – Erros de português
É comum que as pessoas utilizem uma linguagem mais informal no ambiente on-line. Mas, para preservar a imagem profissional, é fundamental não deixar de lado as normas ortográficas, de pontuação e de conjugação verbal. As empresas estão atentas a seus movimentos virtuais e o fato de não escrever corretamente pode comprometer sua imagem.

5 – Comentários polêmicos
Fugir de assuntos com temáticas polêmicas, como religião, futebol e política é uma das principais recomendações para que as pessoas não se exponham negativamente nas redes. Nesse caso, a atenção deve ser redobrada: de nada adianta não postar este tipo de conteúdo, mas curtir opiniões de terceiros sobre assuntos espinhosos. Lembre-se: as empresas estão atentas a tudo e elas não querem associar sua marca institucional a temas polêmicos e preconceituosos.

6 – Cuidado com os rastros digitais
Antes de publicar, comentar ou curtir algum conteúdo, reflita o quão relevante aquilo pode ser para a sua atuação profissional e, principalmente, quais consequências poderá trazer para a sua carreira. Não se esqueça que você pode não conseguir mais excluir o que postou, já que alguém pode ter compartilhado. Há diversos casos - que se tornaram públicos, inclusive - de profissionais que se posicionaram de forma preconceituosa e totalmente contrária aos valores da empresa em que atuam e que terminaram desligados da corporação