terça-feira, 1 de novembro de 2016

AR-CONDICIONADO - TOP OF MIND



Na estreia da categoria no Top of Mind, Consul venceu com uma margem de 8 pontos: atingiu 17% das menções, contra 9% da LG, a segunda mais lembrada. Electrolux (6%), Arno (5%), Samsung, Springer e Brastemp (4% cada um) também foram citadas na pesquisa.

Uma grande parcela dos entrevistados (45%) não sabiam ou não se lembravam de nenhuma marca, especialmente as mulheres (51%), os mais velhos (61%), os menos escolarizados (60%) e aqueles que pertencem às classes D/E (64%).

Entre os mais ricos, Consul atingiu seu melhor resultado (25%).

Um estudo da consultoria BSRIA publicado em junho deste ano mostra que o ano passado foi um período frio para a indústria de ar-condicionado. Principalmente se comparado ao ano anterior, quando,em termos de valor, houve crescimento de 7%, puxado por incrementos no mercado asiático. Em 2015, no entanto, a queda global nesse segmento atingiu 5%.

Enfrentando crise econômica, o Brasil, que foi o maior alavancador dos números nas Américas em 2014 -com crescimento de 28%-, mediu retração de 18% em 2015. Foi na sequência deste cenário que estreou a categoria Ar-Condicionado na Folha Top of Mind.

Com poder aquisitivo diminuído e pouca margem para errar no uso do dinheiro, o consumidor tende a investir no conhecido, avalia Renato Firminiano, diretor de marketing e comunicação da Whirpool, detentora da Consul.

"A partir do momento em que você tem uma marca em que o consumidor já confia, é uma grande vantagem para a gente nesse contexto", diz o executivo.

"Independentemente do cenário econômico, queremos continuar investindo. Consul acredita que ter uma marca forte, investindo em comunicação e na entrega do melhor produto, é uma forma de se blindar contra qualquer dificuldade que possa surgir", completa Firminiano.