terça-feira, 18 de maio de 2021

POR QUE REGISTRAR A MARCA? COMO É ESSE PROCESSO? O FIM DESTAS E OUTRAS DÚVIDAS!

 


“Isso se deve à falta de informação sobre a necessidade de registro e também 
por acreditarem que seja um serviço caro”, explica. Para desmistificar o tema 
e esclarecer sua importância, ela responde as principais dúvidas.

Qual o significado do nome? 

O nome empresarial é a expressão que a empresa adota para identificar-se 
durante as suas atividades profissionais. Normalmente inclui o ramo de 
atividade no próprio nome, como por exemplo, ABC Indústria e Comércio Ltda., ou XYZ Consultoria e Assessoria Ltda.

E da marca?

A marca é a expressão usada para identificar os serviços prestados ou produtos 
comercializados por essa empresa. Uma mesma empresa pode possuir diversos
registros de marca, mas somente um nome empresarial.

E do nome fantasia?

O nome fantasia é um campo que existe no formulário da constituição da 
empresa. Por ele constar no CNPJ e, na grande maioria, a expressão usada como 
nome fantasia é a própria marca, acaba gerando uma confusão e uma falsa ideia de propriedade e 
proteção.

O que é domínio?

É o endereço eletrônico de um site na internet. Seu registro é feito perante o
 Registro.br, que é o departamento do NIC.br (Núcleo de Informação e 
Coordenação do Ponto BR), responsável pelas atividades de registro e
 manutenção dos nomes de domínios que usam o “.br”. Aqui a proteção será de
 quem registrar primeiro, independentemente do ramo de atividade, devendo 
ser renovado anualmente, sob pena de perder o domínio.

Qual a diferença entre registrar e patentear? 

Uma grande confusão que frequentemente ouvimos é “patentear uma marca”.
 Os registros de marca e de patente são distintos. O correto é registrar uma 
marca e patentear uma invenção.

Há diferença entre razão social e marca? 

A razão social de uma empresa é o nome da empresa que deverá ser registrada 
junto a um Cartório ou Junta Comercial do Estado, com abrangência estadual e vigência permanente enquanto a empresa estiver ativa. Já a marca é o nome ou 
sinal distintivo utilizado para identificar um produto ou serviço junto ao seu 
público consumidor.

É possível registrar ou proteger uma ideia? 

Não, a ideia em si não passível de registro nem de proteção! Ideia é patrimônio 
da humanidade. Para que se tenha alguma proteção é necessário materializar, 
tangibilizar essa ideia. Pode ser através de uma marca, de uma patente, ou até 
mesmo de um direito autoral.

Qual a finalidade do registro da marca?

A finalidade principal do registro de marca é garantir ao seu titular o uso 
exclusivo da marca na identificação de suas atividades e também de ter o 
direito de impedir terceiros desautorizados a fazerem uso de expressões 
iguais ou semelhantes na identificação das mesmas atividades.
O Registro da marca aqui no Brasil é conferido exclusivamente pelo INPI 
(Instituto Nacional de Propriedade Industrial) pelo prazo de 10 (dez) anos. 
Este prazo é renovável por sucessivos e iguais períodos. Caso não seja requerida a sua prorrogação no prazo legal, a marca será arquivada e ficará disponível
 para qualquer interessado requerer o seu registro.

Como é o processo para o registro de marca? 

Após a escolha da marca, e antes mesmo de divulgá-la, o empreendedor deve 
pesquisar se ela está disponível para registro no INPI, se o domínio está 
igualmente disponível, além de verificar se tal marca já está sendo usada por 
outra empresa. Este cuidado evita futura associação ou possibilidade de confusão com empresas e marcas de terceiros. Em seguida, inicia-se o processo de registro de marca, com o depósito do registro perante o INPI. Este depósito pode ser feito pelo próprio  interessado, que deverá recolher somente as taxas devidas ao INPIO valor do depósito, feito por uma assessoria especializada, é de pouco menos de R$ 2.000,00, já incluídas neste valor as taxas federais devidas, honorários profissionais para acompanhamento do processo e despesas operacionais.
Neste momento teremos uma expectativa de direito em relação à obtenção do 
uso exclusivo da marca no território nacional, ou seja, apesar do registro ainda
 não estar concedido, o empreendedor já está protegido contra depósitos de
 marcas posteriores de titularidade de terceiros. Ele poderá ser considerado 
como o “primeiro da fila” para a obtenção da marca aqui no Brasil.
O prazo estimado do depósito do pedido até a concessão do registro e a 
posterior expedição do competente certificado de registro é de
 aproximadamente 30 meses, contados da data do depósito da marca no INPI.

O que é o registro de patente?

A patente é uma troca que a empreendedora faz com o Estado. Ela divulga a 
tecnologia nova e o Estado concede a exclusividade de exploração dessa 
tecnologia por um prazo determinado, que dependendo do tipo de patente,
 varia de 15 a 20 anos. Após esse prazo, a tecnologia cai em domínio público, 
para favorecer a concorrência e o crescimento da sociedade.

Como é o processo do registro de patente?

Este registro também é iniciado com o depósito do pedido de patente perante o 
INPI, e o prazo até a efetiva concessão tem levado cerca de 7 anos. 
É recomendável que o pedido de patente seja elaborado por engenheiro técnico 
especializado, pois há um procedimento técnico-específico.
É importante acompanhar o pedido de patente durante todo o processo, pois 
alguns procedimentos, como requerimento de exame técnico e recolhimento 
das anuidades, são essenciais para que a patente continue vigente.