terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Brainstorm, oquê é isso?





Hoje vamos continuar com mais um tópico na serie ferramentas de gestão, o assunto deste é o Método Brainstorming, trata-se de uma uma técnica criada pelo americano Osborn em 1963 utilizada para auxiliar um grupo de pessoas a criar o máximo de ideias no menor tempo possível ou resolver um determinado problema através da contribuição em grupo. O termo brainstorming geralmente é traduzido para o português como “tempestade cerebral” ou “tempestade de ideias”. Esta técnica visa ajudar os participantes a vencer as suas limitações em termos de inovação e criatividade e sua prática pode durar desde alguns minutos até várias horas ou até mesmo dias.

O propósito do brainstorming é lançar e detalhar ideias com um certo enfoque, originais e em uma atmosfera sem inibições, pois busca-se a diversidade de opiniões a partir de um processo de criatividade grupal. O êxito na aplicação da ferramenta só é obtido quando as pessoas conseguem lançar suas ideias mesmo consideradas “bobas”, sem que ninguém as reprimam, pois uma das vantagens da ferramenta é gerar ideias que normalmente as pessoas não teriam coragem de expressar ou que nunca surgiriam naturalmente em uma reunião tradicional de trabalho.

Bom, agora que já vimos os conceitos e objetivos vamos conhecer as regras de ouro, o passa-a-passo para aplicação da ferramenta e os benefícios da adoção do brainstorming nas organizações.

Brainstorming: regras de ouro

- Não deve haver criticas a cerca das ideias, ao contrario, deve encorajar ideias diferentes e incomuns, estimular inicialmente a quantidade ao invés de qualidade;
- Não respeitar a propriedade intelectual, uma ideia apresentada pode ser complementada sem restrições, obviamente o ambiente deve ser propício à geração de novas ideias;
- Não deve ser realizado com grupos muito grandes, o numero ideal é entre 5 e 12 participantes;
- Ninguém pode ficar sem participar, todos devem ter a chance de apresentar suas ideias;
- Não dever haver hierarquia declarada durante o processo de brainstorming (neste encontro todos as opiniões são igualmente importante);

Brainstorming: passo-a-passo para aplicação

 1. Defina o tema do brainstorming, ou seja, o que se quer alcançar ou resolver objetivamente;
 2. Defina a equipe de trabalho, quanto mais diversificada melhor, grupos interdisciplinares apresentam ideias mais abrangentes;
 3. Eleja o facilitador do método, o papel deste e fazer com que todos estejam alinhados, concentrados e participando ativamente;
 4. Estabeleça o tempo máximo de duração da sessão de geração de ideias, delegue alguém para controlar o tempo;
 5. Distribua folhas de papel A4 ou post-it juntamente com uma caneta para os participantes realizarem as anotações de suas ideias;
 6. Conceda alguns minutos para que todos pensem sobre o tema e certifique-se de que os participantes estejam conectados com o objetivo da reunião;
 7. Inicie o trabalho, libere um tempo de cerca de 15 minutos (depende da complexidade do tema) para que os participantes em silencio anotem o maior numero possível de ideias;
 8. Recolha as anotações de cada participante e transcreva as ideias numa folha deflipchart, quadro branco ou ate mesmo em uma planilha projetada de forma que todos possam vê-las;
9. Elimine as duplicidades. Se duas ou mais ideias parecem ser a mesma coisa, você deve combiná-las ou eliminar as duplicatas;
10. Leia para o grupo todas as ideias geradas e em caso de duvidas pergunte ao autor e peça que explique melhor o contexto e objetivo de sua ideia;
11. Faça a seleção das melhores ideias através de uma matriz de priorização;
12. Elabore um plano de ação para implementar e aprimorar as melhores ideias no processo empresarial;
13. Forneça a equipe participante um feedback sobre o resultado final do brainstorming e mostre como suas contribuições foram valiosas.

Brainstorming: benefícios para as organizações

- Favorece o trabalho em equipe, pois tudo é realizado de forma coletiva;
- Estimula a participação dos empregados nos processos empresariais;
- Impulsiona a criatividade na empresa;
- Gera maior aprendizado para a equipe, pois as discussões conceituais são multidisciplinares;
- Custo zero, o brainstorming ocorre praticamente sem nenhum custo para a organização;
- Aumenta a capacidade de síntese dos participantes, pois eles tem que escrever suas ideias deforma clara e objetiva;
- Exercita a gestão do tempo, pois os participantes realização uma determinada demanda dentro de um tempo delimitado;
- Melhoria continua dos processos a partir da contribuição do publico interno.

"A melhor forma de ter uma grande ideia, é ter um monte de ideias"  (Linus Pauling)