terça-feira, 6 de setembro de 2016

Reflexões sobre o RH do futuro


O que esperar do RH do futuro

Você já sabe: as pessoas continuam sendo parte fundamental da empresa. Por isso mesmo, o principal desafio do departamento de Recursos Humanos do futuro é garantir que a sua empresa tenha em mãos os melhores profissionais possíveis
Se o papel da área de Recursos Humanos sempre foi fundamental para as empresas, independentemente de seu setor de atuação, o futuro reserva para o RH ainda mais responsabilidades. Isso porque a tecnologia impactou não só a forma como os processos são executados, mas também os relacionamentos interpessoais.
Cada um de nós hoje tem mais poder sobre a informação, mais possibilidades de escolha e, principalmente, mais independência. A essência do RH do futuro passa a ser, portanto, como gerenciar essa independência de forma benéfica tanto para a empresa quanto para o profissional, desde o recrutamento até o desenvolvimento e retenção do pessoal. Mas o que podemos esperar dessa função?

Expansão das barreiras

Com ferramentas online cada vez mais aprimoradas, a gestão de Recursos Humanos expande o seu círculo de contatos e passa a atuar globalmente. Uma das principais atividades impactadas por essa mudança é o recrutamento.
A possibilidade de entrar em contato com profissionais dos mais diversos lugares e formações faz com que seja estruturada a contratação de um time mais diversificado e especializado, com experiências de diversos mercados. Isso traz um grande desafio que é o entendimento das culturas e particularidades de cada local para adaptação das políticas de RH conforme as distintas realidades.
Ampliação do escopo
Se é possível contratar profissionais de todos os cantos do mundo, é obrigação de Recursos Humanos fazer com que os times tenham ferramentas para trabalhar em equipe, mesmo com a distância física.
Torna-se necessidade, portanto, um conhecimento profundo em tecnologia e em assuntos como Big Data, armazenamento em nuvem e mídias sociais, sem contar em ferramentas logísticas para execução das tarefas do dia a dia. A área passa a assumir ou a atuar em conjunto com áreas como Marketing, Comunicação e Administração para construção desse ambiente corporativo.

Avaliações mais analíticas

A conexão proporcionada pela tecnologia facilita também a análise individual dos profissionais, que deixam de ser encarados como um número. Ao longo de seu desenvolvimento na empresa, podem ser considerados testes de personalidade, preferências pessoais e indicadores de eficiência e trabalho que mostrem a produtividade de acordo com as metas diárias – número de contatos feitos, e-mails enviados, retorno financeiro, entre outros.
Assim, a subjetividade inerente às avaliações pessoais perde a sua força e resultados menos parciais podem ser considerados. Além de ajudar na meritocracia, essa mudança faz com que a carreira profissional de cada um receba investimentos mais assertivos.

Criação de uma rede de funcionários

Ao gerenciar melhor os profissionais da empresa e seu perfil, a equipe de Recursos Humanos estrutura uma rede de pessoas que é também benéfica para os seus “pontos”, ou para cada um que trabalha na instituição. Localizar contatos é cada vez mais fácil e se comunicar com eles também: é incentivada a criação de uma infraestrutura mais criativa e colaborativa, com debates facilitados.

Profissionais empoderados

Se é possível saber mais sobre os profissionais que atuam na empresa, eles também passam a ter mais informação. Tornam-se assim, parte da estratégia da empresa, com maior poder para questionar os seus processos e negócios, tanto positiva quanto negativamente. O “empowerment” pode te ajudar a gerenciar conflitos na empresa.

Informações mais seguras


Lidar com informações confidenciais é parte inerente do trabalho de Recursos Humanos e a tecnologia age em favor da função para que não haja nenhum risco de vazamento desses dados. Se as ferramentas de gestão passam a ser descentralizadas e podem ser acessadas remotamente pelos profissionais, ao mesmo tempo você consegue rastrear exatamente quem as acessou e limitar o conteúdo em níveis. O Cloud Computing garante que seus dados serão preservados.